Wednesday, August 8, 2007

O Motta d'Água

Achei que este comentário do Motta no post "És de Tavira e fazes surf?! Pois..." devia ser elevado ao estatuto de post. Curtia que o pessoal escrevesse algo do género, acerca de como começaram "a correr ondas" e o clima que se vivia na altura. A mim dá-me alta nostalgia relembrar esses tempos... Mandem-me essa histórias!

Então aqui vai:

"Canda Botas,

Genial ideia de pores a malta toda a falar.. só tu e a suadade cá da terrinha... embora estejas na terra dos cangurus... e das ondas... e das gajas com mamas grandes...
Passo a comentar o tema Senhores do Pico - direi cavalheiros do Pico - atenção não me julgo senhor do pico sou um mero CORREDOR DE VAGAS - daqui a dois anos entro nos entas. Faltam dois para os 40.
Aos 14 anos numa prancha " tiki " que era dum amigo que a comprou em São Pedro de Moel em 50 mão, uma 7,2 cheia de remendos, alguns com massa de vidreiro, apanhei a minha primeira onda com mais três amigos nos quebra cocos do Barril. Era tipo roda bota fora. Apanhavamos como podiamos, de costas, deitados, de lado, de joelhos, raramente em pé e zás espetanço na areia. Não fazia mal a gaja era resistente. Já lá vão muitos aninhos. Nesse tempo até havia uma boa bancada de areia do lado direito da praia que dava boas ondas. Com 17 anos tive a minha primeira prancha - new reach comprada em segunda mão veio da california - e ia sózinho para uma praia onde se atravassava a nado dava e dá boas ondas, algumas vezes ia comigo o Pescante que morreu em 1988 com a sua polen -. Mesmo por detrás da minha antiga casa.
Depois, começou a haver barco para a ilha todo o ano e começou a ilha. Ilha rainha mãe das ondas.Em 1995, depis da faculdade e de dois anos de trabalho fora, vim para Tavira viver já com trabalho e de vez em quando ia à loja do Necas comprar material e o Necas perguntava-me se ia surfar na Fuzeta e eu dizia-lhe que sim estava bom. O necas nos dias seguintes perguntava-me se tinha ido pois não me tinha visto e eu dizia-lhe que fui a outras horas.
Sempre escondi onde surfava. Também como o Necas, quando lhe perguntei por surf em Sagres me disse apenas Castelejo e não ponta ruiva ou ponta da agulha - descobri-os picos sózinho à custa de me perder e furos no carro - a ponta da agulha foi com o alentejano, xu e estrela - dechemos a montanha de renault 11 eu ao volante e a malta fora a frente do carro a agarrar no carro para este não cair - cenas loucas
Em 1995 na ilha surfava a malta - Edi ganda barbudo, Pedro Luis o Ténis, Xu, Estrela Nikita, Baioa, Botas, os manos Pedras, borrachas milton e companhia, Xoco, Alentejano, Cachola - pouca malta ou seja nínguém. Depois iamos todos em escursão a Sagres e quem comandava a escursão era o xoco no seu jeep - todo o tereno e anfibio pegeout 405 - grande carro tinhamos de ir com os pés no ar por causa das pedras a saltar que patiam no chaci -.
Hoje em dia a ilha está promiscua e insuportável.
Não gosto da ilha hoje, com crowd e muita gente aos gritos. Que só aparecem no verão. Nos levantes de Inverno está quieto - ainda bem são os melhores com o tempo seco -Não gosto de ouvir oi oi oi oi de gajos que ainda mal viram a onda já estão oi oi oi..sinceramente não gosto, não me faz bem à alma, gostava dos tempos de 1995.
Mas infelizmente já não é assim, o surf prostitui-se, os Morangos com açucar foderam esta merda, toda a gente quer ser surfista.Assim, tenho - temos de procurar alternativas, picos que já descubrimos perto da ilha também bons, com ondas boas - uma faz-me lembrar ribeira de ilhas - sendo esta mais hard core - cuidado xu ainda fodes o lombo -.
Assim neste momento o surf para mim é descoberta todo o ano, principalmente no Inverno 8 este ano tive em peniche com a temperatura do ar - 1 e água 14 mas com grandes ondas - quando está frio, vento gelado de leste e boas ondas e os surfistas morangos estão a dormir da noitada.
Deixo assim um abraço ao meu pessoal da terra para termos paciência com a nossa ilha porque no Inverno tudo volta ao normal. E no verão fassam como eu vão surfar às 6 h e 30m, está pouca gente.
Depois se perguntarem se esteve bom, digam que uma grande merda a ilha está com fundos maus, as ondas estavam pequenas, desliguem o telemóvel, etc. inventem desulpas para afastar os curiosos, assim há menos gente.
Abraço aos gémeos e a todos os putos de Tavira. Apostamos em vocês para o WCT. Força xaninho.
Desde Vossa amigo CORREDOR DE VAGAS motta

P.S. - Jantar do Botas dia 15 de Agosto na Austrália,com gajas de mamas grandes e boas ondas tudo pago pelo Botas. O Alentejano não pode ir tem de plantar milho em Beja. "

13 comments:

choco said...

epa..voçes desculpem la..mas eu vou ser o 1º a comentar esta....sao as saudades a falar,mas nos temos de nos contentar com a evoluçao,muita gente nao gosta de mudanças,mas a vida tras-nos muitas e todas diferentes,umas boas e outras mas.....motta fizes-tes-me lembrar o nosso amigo pescante,deve tar la em cima a curtir umas ondas perfeitas no nosso pico de tavira sem nenhum crowd e com os amigos...a sua polen que depois foi minha,pois foi a minha 1ª tabua a serio e que segundo sei era de um tal ``bubas´´desconhecido, eheheheh.acho que essa tabua deve andar para os lados de santa luzia..tabua malina....eu digo a primeira a serio pq a 1ª foi uma tiki single tail e rabo de peixe(se calhar era a do mota,pois eu comprei-a ao pirica,aquele que o pai tinha a casa dos frangos ali na rua ao pe do escritorio do motta)e coinçidençia que o ´´pico`` (quebra-coco do caraças)do barril andou a desvirginizar muitos ca da terra..talvez por nao haver barco pa ilha e ser principios de primavera..quero deixar aqui um comentario sobre o sr.necas...esse menino fez a tropa comigo e tal como todos ouvimos a mi tocou-me ele a ser o que se surpreendeu quando eu lhe disse que fazia surf...´´ tu fazes surf??nem faltou chamar-me serrenho do cacete..ele com aquela cara de alentejano(sem onfensa ao meu compadre alentejano)que nem tinha cara para levar um estalo e armado em grande surfista...na altura era so lingua e nao faltou gozar nada comigo ou seja gozou e abusou..eu enm liguei e na altura era o que hoje se pode considerar um local..nem abri o bico..o gajo foi tao estupido que eu nem fui amavel para lhe dizer :olha quando quiseres da la um saltinho e apanhamos umas ondas..isto foi em 1992,na tropa em tavira..ja eu tinha tirado os 3 ao pico da ilha...hehehemais tarde quando ele abriu a loja eu fui la ver uma tabua para comprar e ele convenceu-me a levar uma polen pagando-a em prestaçoes,eu queria algo mais barato e foi ele que disse que eu podia pagar assim...nessa altura foi quando ja andanvam na ilha a surfar quase toda a matilha....pois o menio teve o descaramento de me insultar e alem de gozar o meu surf dizia a todos que eu era caloteiro,o filha da p...por isso paguei-lhe a prancha toda e nunca mais quis saber da loja dele,ainda por cima parti a tabua ao meio numa tentativa de fazer um tubo na ilha(lembram-se desse verao??quando a ilha tava a dar uns tubos??e claro nao podia deixar de comentar as nossas excurçoes a sagres com o patrol..afamado jeepinho..que tantas alegrias me deu..tantas praias encontradas á custa dele...tantas ondas e picos, como a ponta ruiva o meu preferido de sempre,com aquela esquerda a bombar e os cogumelos(assim chamava-mos aos calhaus que apareceiam com a revessa da onda)..grandes tempos e verdade seja dita foram muito bem passados e houve alguem que tambem contribuiu para isso..o nikita..poi é iamos sempre com os jeeps pa todo o lado com a malta toda e durante anos....mais tarde se o botas quiser tambem lhe posso enviar um testamento sobre a nossa viagem de hossegor ate sagres e todas as peripeçias(que foram bastantes).lembro-me da cena do diogo ,na cordoama a dizer que podia dar os peidos que quizesse e nos eu o nikita e o xu a rir sem querer acreditar,tinha começado no carro...era peido atras peido e começamos a apostar que nao dava 10..depois 20.. epor ai fora ..ate que o menino chegou aos 100 peidos numa tarde ....sem esqueçer..ahahahha..tenho pena de nao estar ai com voçes a por ordem nessa merda e se nao fosse o palhaço do antigo presidente da camara(jaçinto) hoje a ilha tinha uma zona de surf..ou voçes ja se esqueçeram que esse sr. quando nos fomos á escola ao congresso que ele estava por causa das eleiçoes e quando eu lhe perguntei se podiamos fazer ou ter uma conçessao para criar uma zona de surf,com bandeira e vigilante,boias e tudo,por causa das cenas com o anibal e acidentes com os camones que achavam engraçado tar a tomar banho no pico e esse sr. disse: surf?? aqui??na ilha de tavira??isto nao tem condiçoes!!afirmou e riu-se...por causa dele nao temos nada e na altura se voçes se lembrarem estava tudo previsto para avançar com tal conçessao...enfim so tive vontade de lhe espetar na cara a sp onde saia a foto dofarol da barra e onde punha em letras grandes:o paraiso perdido...por isso meus amigos lutem, tuem pelo qu vos pertence,nao por voçes mas pelos vossos filhos, por esta geraçao,ou por e simplesmente para chatear...pq nem quando forma-mos a associaçao de desportos radicais de tavira nos fizeram caso...creio e tenho a ceteza de que com o macario seria diferente, e nao sei o que estao á espera!!tenho eu de ir ai??dar porrada nessa gente toda??mexam-se va,mais vale tarde do que nunca..ou entao..façam como eu ou como o botas:venham pôs paraisos...abraços a todos e toca a juntar guito para nos visitarem...a casa do botas é grande!!!ehehehhe

choco said...

epa...ó botas atao nem poes ai uma entrada referente ao nosso saca quee chegou aos quartos de final no japan!!!e esqueçi-me de mandar um abraço aos gemeos.nao se preocupem com a cena de sopelana,eu surfei muitas vezes ai quando vivia em andorra e posso dizer-vos que essa onda é muito lixada...inconstante e instavel,no entanto mesmo ou quase ao lado rebenta meñakoz...issso sim é um cacete...toca a surfar e se tiverem tempo passem por bakio,ai tem umas onditas fixes ja que mundaka deve tar seco nesta altura...abraços

Botas said...

Ehh choke,
tás fêto aqui no colaborador nº1 aqui do blog mamén! Pois é pá, os teus carros de rally têm muitas histórias porreiras. Digo "de rally", porque quer fosse o Patrol, o lancia Y ou o Peugeot 405 (são os que me lembro agora), todos eles levaram umas boas doses de pó de Sagres!
Ainda me lembro uma vez que fomos uns quantos pra Sagres. Fomos distribuídos pelo teu Peugeot e pelo Patrol GR do Nikita (onde eu ia). Fomos pra Ponta Ruiva e, enquanto o Nikita ia pelo caminho normal de terra (ia bem rápido!), tu ultrapassaste pelo meio das moitas, sem estrada nem nada e chegaste lá primeiro! Só se via o carro aos saltos e a largar pedra e pózeira por todo o lado! E a Sónia e a Bruna iam contigo (devia ter uns meses...). Grande maluco!! Não te admires se a tua filha se tornar uma grande rallyzeira!!! Haha!!!
Quanto ao Saca, a malta agora já só se contenta com meias-finais para cima!! Afinal ele é o nº1 do ranking! Esperemos que se aguente asim até ao fim... Bora Saca!

Anonymous said...

Parabens Joao.

Falaram-me do teu blogue e resolvi dar uma vista de olhos.
Sim senhor, "living the dream" não é? Há algum tempo fui a peniche (eu sei que isto soa mal mas nunca tinha ido) e foi demais, baleal, supertubos...
De qualquer forma era só para te mandar um abraço e dar-te os parabens pelo blogue.
Ah, tive com o Diogo Cão que tambem ja viu o teu blogue.
Um abraço , Garcia

Botas said...
This comment has been removed by the author.
Botas said...

Ehh Garcia! Há quanto tempo meu! Por onde andas pá?! Já voltei 3 vezes aí à terrinha e nunca te apanhei. Espero que estejas numa boa.
Pois é pá, acho que o pessoal tava mesmo a precisar de um ponto de encontro aqui pelas nets, pelas reações que tou a ter do pessoal, até me admiro como é que ninguém tinha pensado nisto antes!
Vai passando por aqui de vez em quando, e comenta sempre que te passe alguma coisa pela cabeça!

Grande abraço

ps - penihe é demais, foi a minha primeira surftrip fora do algarve. E vou fazer um post brevemente acerca disso!

ps2 - Vê se me mandas o teu mail!

choco said...

ó botas é sempre um prazer falar sobre a minha terrinha e os meus amigos,alem disso sabes que apesar da maluqueira sempre fui um defensor da ilha...quanto aos carros de raly..ja se esqueçeram do cx???aquela banheira que eu comprei sem nada por dentro e o montei todo...tinha umas poltronas atras que a malta ia de limusine pa sagres,agora o patrol...esse sim,ou talvez se lembrem da nossas saidas á meia noite do pretigio para albufeira,depois da noitada chegar á ponta ruiva as 5 da manah com umas cadelas em cima e depois surfar aquela onda a brir com uma ressaca do caraças.o xu deve lembrar-se, esse menino apanhou uma que andava atras das camones em albufeira e depois feito maluco a curtir na ponta ruiva as 6 da manha..o louco era ve-lo de manaha cedo a dormir emcima dos calhaus logo á entrada da praia,o pedro luis tambem e as marcas do jeep pela areia fora...eu acho que devias fazer uma entrada aqui no blogg so para o xu...esse malino a comer chouriça asada caseira nas suas fogueiritas..lembram-se??e das sandes??com doçe de tomate,bolacha maria e sardinhas em lata??ahahahhaa,para nao falar da aguardente de figo que utilizava como acendalha para as fogueiras,que mais tarde eu e o nikita utilizavamos(a aguardente)para aquecer o espirito antes de entar no caçetes como aquele da arrifana com a baia a fechar chuva ,etc...bons tempos meus amigos e desde aqui deixo a proposta a todos de nos reunir-mos anualmente um dia na ilha ou em sagres para matar saudades,botas começa a organizar essa cena,vamos juntar o grupo para passar nem que seja um dia todos juntos a fazer o que de melhor faziamos:ser um grupo de amigos a disfrutar a vida....

choco said...

sempre me esqueço do que quero dizer aqui cada vez que vejo o blogg,pois deixo-me levar pela emoçao....mas esta msg é para o etienne..sei que nunca ou que eu me lembre nao nos falamos na praia,as vezes que o fizemos e que eu me lembre foi dentro de agua e para nos cumprimentar com o devido respeito,mas ao ver a tua foto lembrei-me de ti..nao leves a mal o comentario que fiz sobre o Necas sei que ele é teu primo mas verdade seja dita nao tem nada a ver contigo,quando me referi a ti em outras outros comentarios e disse que eras um exemplo do qual os meninos de faro podiam aprender é que sempre me lembro de ti por isso:respeito,entravas na agua e cumprimentavas a malta,por isso sempre fostes e seras bemvindo a qualquer lugar,nao me leves a mal mas acho que nasces-tes no local errado,eheheh..abraço

Botas said...

Xoco,
dessa vez que tu, o Pedro Luís e o Xú chegaram à Ponta Ruiva com a camada, estávamos lá a dormir eu e o Nikita no jeep dele, na te lembras? E não foi só o xú que andou a afzer figuras em Albufeira! Eles contavam que tu andavas no meio das bifas a fazer de deficiente e com a mangueira de fora!! Ouvi dizer que houveram umas quantas que tropeçaram... Haha!!
Isso foi no verão em que eu tava a trabalhar no restaurante do Nikita. Nesse verão tava mais chupado có catano, era trabalhar a 1000 à hora no restaurante, ir para Sagres à 1 da manhã, dormir (pouco..) no jeep, acordar com o sol a nascer, surfar até às 3 da tarde e voltar para cabanas para trabalhar outra vez... O que se faz para juntar dinheiro para ir para Marrocos...
Quanto a um encontro da malta, eu das vezes que tive aí organizei sempre umas jantaradas com a malta e deu quase sempre para juntar bastante pessoal. Tu andavas desaparecido...
Vejam se conseguem organizar qualquer coisa agora no verão, que o pessoal tá mais ou menos todo por aí e disponível. Eu como é lógico não poderei comparecer fisicamente, mas concerteza estarei em espírito! Olé!
Mas aviso que não é fácil juntar essa macacagem toda. É preciso insistir. Alguns meninos quase que já só saem de casa à lei da bala! Haha!

choco said...

epa..eu nao faço mais comentarios..a coisa ainda se vira contra mim e essa cena da mangueira.....esqueçe la isso....nany...adiciona o meu mail...jfdinis@hotmail.com

Anonymous said...

Como é pessoal, pareçe que o blog do botas nos faz sonhar a todos um pouco. Sempre que lemos algumas frases que este e o outro colocam como comentários. E nos faz recuar no tempo e recordar momentos passados, na ilha ou mesmo em outras situações.
Ao ler o post do motta recordo-me bem dessa trip que ele referência, como a sua primeira vez no Canal/agulha, chicha para descer com o carro até lá em baixo vindos da arrifana, foi um autêntico Camel Trophy, todos a dar orientações ao condutor, para não bater com as pedras no carro. E na dormida, nós completamente estafados e a bater um choco e a GNR ( não o grupo de Rock) mas os que têm bastão, a vir chatear por estar-mos ali a dormir, demos uma tanga aos gajos e eles bazaram sem chatear muito.
Mas voltando ao metting point do pessoal a Island, efectuando uma comparação passado / presente.................uuummm nem sei o que diga, presentemente mete nojo, não pela qualidade das ondas claro, porque continua a ser dos meus spots preferidos. Mas pelo ambiente que se vive presentemente dentro de água. Deixou de ser um local de amizade e companheirismo e passou a ser um local de disputa e desordem. Talvez um efeito colateral da modinha do surf, e pela implementação da lei da sobrevivência ( ou comes ou és comido) dentro de água.
Efectivamente tenho saudades desse tempo, somente o pessoal amigo dentro de água a curtir umas ondas, a vibrar ao ver as ondas dos outros, nestes momentos de nostalgia que importa se este ou aquele tem um nível de surf superior ou inferior .......NADA. Apenas estamos a falar de prazer de correr umas ondas cada um com o seu estilo, uns a surfar de shortboard mas com um estilo de longborder ( sabem a quem me refiro), outros a surfar mas as semelhanças de alguém que está sentado na sanita, outros com um estilo de pro-surfer, outros que vêm das brenhas do alentejo ..( digam vocês que estilo tenho eu....eeeehh), também existem outros que mais pareçe que estão na disco. E muitos mais estilos definem a personalidade de cada um.
Bom amigos, estas frases servem para recordar alguns dos momentos , pois são inúmeros.

Um abraço a todos vocês,

Alentejano


P.S. Motta dia 15 de agosto não posso ir ao jantar, mas mais para o fim do ano talvez esteja a fazer mt jantares com o meu amigo Botini.

etienne neto said...

A"Amigo" Mota, então quer dizer que me tens andado a tanguiar este tempo todo hem?
Ganda cabrão, vê-se.
logo que tás na profissão certa.
LolololololoL.
Aquele abraço do teu amigo.
Etienne
P.S.1- Naõ me digas que acreditaste em tudo que te contei?
P.S. 2- ahahahahahahahahahah
és o maior grande amigo.
Etienne

Anonymous said...

Obrigado por Blog intiresny