Achei que este comentário do Motta no post "És de Tavira e fazes surf?! Pois..." devia ser elevado ao estatuto de post. Curtia que o pessoal escrevesse algo do género, acerca de como começaram "a correr ondas" e o clima que se vivia na altura. A mim dá-me alta nostalgia relembrar esses tempos... Mandem-me essa histórias!
Então aqui vai:
Genial ideia de pores a malta toda a falar.. só tu e a suadade cá da terrinha... embora estejas na terra dos cangurus... e das ondas... e das gajas com mamas grandes...
Passo a comentar o tema Senhores do Pico - direi cavalheiros do Pico - atenção não me julgo senhor do pico sou um mero CORREDOR DE VAGAS - daqui a dois anos entro nos entas. Faltam dois para os 40.
Aos 14 anos numa prancha " tiki " que era dum amigo que a comprou em São Pedro de Moel em 50 mão, uma 7,2 cheia de remendos, alguns com massa de vidreiro, apanhei a minha primeira onda com mais três amigos nos quebra cocos do Barril. Era tipo roda bota fora. Apanhavamos como podiamos, de costas, deitados, de lado, de joelhos, raramente em pé e zás espetanço na areia. Não fazia mal a gaja era resistente. Já lá vão muitos aninhos. Nesse tempo até havia uma boa bancada de areia do lado direito da praia que dava boas ondas. Com 17 anos tive a minha primeira prancha - new reach comprada em segunda mão veio da california - e ia sózinho para uma praia onde se atravassava a nado dava e dá boas ondas, algumas vezes ia comigo o Pescante que morreu em 1988 com a sua polen -. Mesmo por detrás da minha antiga casa.
Depois, começou a haver barco para a ilha todo o ano e começou a ilha. Ilha rainha mãe das ondas.Em 1995, depis da faculdade e de dois anos de trabalho fora, vim para Tavira viver já com trabalho e de vez em quando ia à loja do Necas comprar material e o Necas perguntava-me se ia surfar na Fuzeta e eu dizia-lhe que sim estava bom. O necas nos dias seguintes perguntava-me se tinha ido pois não me tinha visto e eu dizia-lhe que fui a outras horas.
Sempre escondi onde surfava. Também como o Necas, quando lhe perguntei por surf em Sagres me disse apenas Castelejo e não ponta ruiva ou ponta da agulha - descobri-os picos sózinho à custa de me perder e furos no carro - a ponta da agulha foi com o alentejano, xu e estrela - dechemos a montanha de renault 11 eu ao volante e a malta fora a frente do carro a agarrar no carro para este não cair - cenas loucas
Em 1995 na ilha surfava a malta - Edi ganda barbudo, Pedro Luis o Ténis, Xu, Estrela Nikita, Baioa, Botas, os manos Pedras, borrachas milton e companhia, Xoco, Alentejano, Cachola - pouca malta ou seja nínguém. Depois iamos todos em escursão a Sagres e quem comandava a escursão era o xoco no seu jeep - todo o tereno e anfibio pegeout 405 - grande carro tinhamos de ir com os pés no ar por causa das pedras a saltar que patiam no chaci -.
Hoje em dia a ilha está promiscua e insuportável.
Não gosto da ilha hoje, com crowd e muita gente aos gritos. Que só aparecem no verão. Nos levantes de Inverno está quieto - ainda bem são os melhores com o tempo seco -Não gosto de ouvir oi oi oi oi de gajos que ainda mal viram a onda já estão oi oi oi..sinceramente não gosto, não me faz bem à alma, gostava dos tempos de 1995.
Mas infelizmente já não é assim, o surf prostitui-se, os Morangos com açucar foderam esta merda, toda a gente quer ser surfista.Assim, tenho - temos de procurar alternativas, picos que já descubrimos perto da ilha também bons, com ondas boas - uma faz-me lembrar ribeira de ilhas - sendo esta mais hard core - cuidado xu ainda fodes o lombo -.
Assim neste momento o surf para mim é descoberta todo o ano, principalmente no Inverno 8 este ano tive em peniche com a temperatura do ar - 1 e água 14 mas com grandes ondas - quando está frio, vento gelado de leste e boas ondas e os surfistas morangos estão a dormir da noitada.
Deixo assim um abraço ao meu pessoal da terra para termos paciência com a nossa ilha porque no Inverno tudo volta ao normal. E no verão fassam como eu vão surfar às 6 h e 30m, está pouca gente.
Depois se perguntarem se esteve bom, digam que uma grande merda a ilha está com fundos maus, as ondas estavam pequenas, desliguem o telemóvel, etc. inventem desulpas para afastar os curiosos, assim há menos gente.
Abraço aos gémeos e a todos os putos de Tavira. Apostamos em vocês para o WCT. Força xaninho.
Desde Vossa amigo CORREDOR DE VAGAS
motta
P.S. - Jantar do Botas dia 15 de Agosto na Austrália,com gajas de mamas grandes e boas ondas tudo pago pelo Botas. O Alentejano não pode ir tem de plantar milho em Beja. "