Tuesday, January 6, 2009

"Surfer, Dude"

Quando já pensava que a ideia de o surf ser apenas um passatempo inútil e que um Surfista é apenas um playboy de praia com um QI tão alto como as ondas do lago Ness, eram esteriótipos já moribundos e quase enterrados, não é que aparece agora esta mega produção de Hollywood, "Surfer, dude", que parece voltar a desenterrar de novo essas ideias para o público mainstream?! Já estou há algum tempo à espera que Hollywood faça um filme mais maduro e sério sobre o Surf, mas infelizmente parece que ainda não é desta... Ainda por cima sendo um "desporto" que está tanto na moda e que nos últimos anos parece que contagiou todos os estratos da Sociedade, esperava-se que algum realizador com um pouco mais de inteligência e sensibilidade pegasse na tarefa e pelo menos tantasse fazer algo de jeito. Enganei-me ou se calhar nem sequer era a intensão do realizador...

A verdade é que também me parece ser tarefa bastante difícil tentar passar para o ecrã o que representa verdadeiramente o Surf, até porque representa coisas diferentes para diferentes pessoas em diferentes fases da vida... E por outro lado de certa forma também já estou um pouco farto do exagero em torno da componente mais espiritual do surf. É inegável que é um "desporto" com uma importante componente espiritual e acho que é isso que o torna tão aliciante e também viciante, mas ultimamente tenho notado que há uma tendência para explorar demasiado isso e cair em exageros... De repente toda a gente quer ser Zen, quer ser Open-minded, quer ser Artista, quer ser Green, quer ser o Rasta,... Não tenho nada contra isso, muito pelo contrário, pois se toda a gente fosse pelo menos um pouco disso tudo o Mundo seria um sítio bem mais bonito, mas não basta querer ser ou parecer fisicamente, é preciso SER! Muita gente tenta ao máximo ser tudo isso que mencionei acima, mas quando chega a hora de mostrar a fibra de que são feitos o verdadeiro Ser salta cá para fora e muitas vezes é o completo oposto daquilo tudo... Mas também acho que não há nada de mal em não ser aquilo tudo, primeiro porque não existem verdades absolutas e também porque sei que é difícil lutar contra aquilo que se é... Não estou aqui a tentar dar um sermão sobre aquilo que se deve fazer ou ser, até porque não sou de todo um exemplo a seguir e sei perfeitamente que muitas vezes caí nesse erro e provavelmente voltarei a cair, mas digo isto quase que como num tom de lembrança para mim próprio para tentar evitar repetir esses erros... Tipo um objectivo para o Ano Novo.

(eh pá hoje estou demasiado filosófico e existencialista e era mesmo só para comentar brevemente o filme... desculpem aí!)

7 comments:

choco said...

relax dude..it´s just a movie....
vê o "in gods hands" se isso nao é um filme a serio de surf...corto a manguera e dou aos tubaroes de isco...
spotdoxoco

Botas said...

Ma tu na dormes Xoco?! Tas sempre na linha (online) mosse!

O "desabafo" que fiz no segundo paragrafo acaba por nem sequer ter nada que ver com o filme... mas caga nisso, nao ligues que eu hoje tou meio passado... hehe

Ja vi o "In Gods Hands" e ate curti, mas as performances dos actores, incluindo o Shane Dorian, sao no geral muito fraquinhas... o que torna o filme algo sem sal. Mas mesmo assim acaba por ser o melhor filme sobre surf dos ultimos 20 ou 30 anos! E tem altas imagens.

Abraco malino

Botas said...

E por falar em filmes de surf, acabei de cruzar-me com esta perola no blog Ondas: http://www.youtube.com/watch?v=kP7hyGSBA6g&eurl=http://ondas.weblog.com.pt/&feature=player_embedded

Ta demais!!!
haha

Pedro Estrela said...

Olá amigo Botas então Como tá tudo ai no outro lado do atlântico?? Entras te bem no ano novo??
Eu concordo com tudo isso dos filmes de surf Hollywoodescos nunca "nos" levam a sério (o Ruptura Explosiva também não foi mt mau...hehehe) mas há uma coisa que eu até gosto de ver nos filmes que Hollywood sempre...AS GAJAS são sempre boas hheeee ABRAÇÃO

Botas said...

Grande Estrela sempre em alto nivel! Podes crer meu, deste que elas la aparecem e de preferencia com pouca roupa ja e' meio caminho para agradar 'a malta!
Do outro lado do Atlantico?! Quem me dera que fosse tao perto! Tou do outro lado do Atlantico + america + outro lado do Pacifico! Ou pro outro lado, todo o Indico + toda a Australia!
Abraco meu e um granda Ano para ti tambem e com muita onda boa!

ps - que e' feito do Estrela mais velho?!

Anonymous said...

mto bom o point break "make over"... vejam, vale a pena!
ja tou a ver o M Xu a fazer d "babe" no blue crush "make over" eheheh abraço
"andorinha"

Altar Mar said...

No mundo das Ondas existem várias vertentes e formas de olhar para o Mar. Algumas complementam-se e outras afastam-se. Deixo-te aqui o link para o Altar Mar no qual tento partilhar uma das visões existentes. Talvez a consideres exagerada, talvez não concordes com nada do que está escrito...se te interessar deixa o teu comentário.