Saturday, January 31, 2009

Guichard Brothers "limpam" Volcom Crustaceous @ Carcavelos

Não é propriamente notícia nova pois este campeonato já decorreu há quase 2 semanas, mas como não vi reportagem em mais nenhum lado aparte do site da Volcom resolvi divulgar... Num campeonato que teve altas ondas o Luca ganhou a The Move of the Day com um mega aéreo reverse e no campeonato Open os manos fizeram a dobradinha com o primeiro e segundo lugares, com o Joackim a levar para Tavira o Caneco, quer dizer, a prancha de skate. À boss! Mais detalhes aqui.

Friday, January 30, 2009

Shark on Ecstasy...

(cliquem na imagem para ver o vídeo)

Thursday, January 29, 2009

Recordações da Primavera: New South Wales

Este post, especialmente a última fotografia, é dedicada ao Pedro "Madeirense", um ex-emigrante aussie... Tás a ver o que andas a perder pá?!... Haha!!! Já agora dedico-o também a todos os meus amigos que não me querem vir visitar porque têm medo dos tubarões... Felizmente há coisas ainda mais perigosas por aqui... E em números bem mais elevados do que os dos tubarõezinhos...

(fotos: coastalwatch.com)

Tuesday, January 27, 2009

Monday, January 26, 2009

Happy Australia Day!!

E porque, mesmo um ano depois, para mim continua a fazer sentido, leiam aqui o que escrevi no ano passado a propósito deste dia... É escusado dizer que amanhã provavelmente estarei de ressaca! Haha.

Tuesday, January 20, 2009

Miguel "Mik Jush" Mouzinho

Aqui o amigo Miguel teve recentemente um acidente bastante aparatoso enquanto surfava no Zavial. Pelo que li parece que podia ter sido bastante grave mas felizmente vai recuperar sem problemas, depois de ficar de molho uns tempinhos claro.
Apesar de ser um moço Algarvio de gema, mais precisamente de Lagos, nunca me tinha cruzado antes com ele nas minhas andanças pela costa Algarvia. Só o vim a conhecer no início de 2007 aqui na Austrália. Na altura fiquei com boa impressão dele e tivemos duelos titânicos no maior vício que existe, Pro Evolution Soccer, mas a verdade é que nunca cheguei realmente a conhecê-lo bem pessoalmente e nem sequer tive oportunidade de apreciar o surf dele como deve de ser. Foi só em Setembro de 2007 quando fui ter com os manos Guichard a Bali que realmente o fiquei a conhecer (para os leitores mais recentes podem rever a foto-reportagem dessa trip aqui e a capa da SurfPortugal que o Luca conseguiu com uma foto dessa trip aqui). Foram apenas 10 dias, mas curti bué a onda do puto pela sua personalidade humilde e fiquei também fã do seu surf super estiloso mas também muito radical (vejam o vídeo acima).

Apesar de ter apanhado umas ondas boas, as melhores lembranças que tenho dessa trip são acima de tudo dos momentos que passámos juntos os quatro: as jogatinas de Olho do Cú (é um jogo de cartas, para as mentes mais porcas!), as corridas diárias nas bikes a caminho de Uluwatu, aquela noite de loucura em Kuta e especialmente o pagode geral motivado pelo sentido de humor apurado do Miguel e pelos seus dotes de dança, que ficaram conhecidos por alguns locais como Portuguese Dancing Style. Sendo o Miguel um surfista que tem a ambição de chegar bem lá acima, o que não duvido que aconteça, preocupa-se bastante com o seu corpo e com a sua dieta e então sempre que íamos a um warung ele mandava sempre vir o seu Mik Jush (Mixed Juice com sotaque balinês...) daí a alcunha que lhe dei... Ficou-me também na memória a frase que ele repetida vezes sem conta: "Mâ tá tude doide?!" Haha!!!

Abraço puto! Força aí na recuperação! Em menos de nada já vais estar a bombar aí nas ondas e nas nights algarvias!

Monday, January 19, 2009

Power Ratings "Best Of"

O gajo que escreve estes Power Rankings dos surfistas do WCT diz muito porcaria a maior parte das vezes e num comportamento tipicamente americano gosta de gozar exagerada e injustamente com os surfistas brasileiros do Tour. Mas a verdade é que por vezes também diz muitas verdades (e com um sentido de humor apurado) que provavelmente muito poucos na imprensa de surf têm tomates para dizer... Aqui vai um Best Of dos comentários mais cómicos no balanço que ele fez das performances individuais do ano passado:

"At 7th in the world and rising, Adriano is clearly the most impressive Brazilian since Gisele burst onto the surf world's radar."

"Dayyan's US media presence is about equal to that of the 3rd hottest NSSA kid at your local beach."

"There's no reason to think Taylor's going to magically learn how to surf heats in his 16th season."

"The one upside for the dwindling Brazos on tour: their scarcity makes them more compelling. If seagulls were suddenly as rare as bald eagles, we'd regard them as beautiful birds."

"Jay Thompson board-jived through some admirable, solid pits at Backdoor. But getting beat by a high school kid (Jon Jon) ads a bit of insult to the homicide scene, like Elvis dying on the toilet."

"Given his Tin Man act in the small stuff, I'm not confident that Ross will make it back in 2010. But who knows? We may all be driving electric cars by 2010."

"Pancho Sullivan wins a special award this season: Best Impersonation of the Dow Jones, for his thrilling 32 place drop in the world ratings."

"Things I won't miss about '07/'08: 1) Britney off her meds. 2) Palin-mania. 3) "Twilight" fans. 4) Crocs. 5) Steep Gas Prices. 6) Rodrigo Dornelles being one of the Top 45 surfers on earth."

"Guys on tour are always saying, "I can't believe Basnett keeps getting 33rds!" You don't hear that about Rodrigo."

"Perhaps in 2023 Neco's surfing will be back in style? (It sounds far-fetched, but who would've guessed we'd be riding finless wood planks in 2008?)"

"It's a world turned upside down. Rednecks are so pissed about impending foreclosures that they're willing to elect a president named Barack Hussein Obama. And at Pipe, Jihad finally made it out of a backside barrel - standby for a peace accord between Israel and the Palestinians."

"In retrospect, Slater's ninth title will appear both predictable and transitional. In stark contrast, Basnett's perfect season - 21 straight heats without a victory - will prove both unprecedented and unequalled. Breathe deep, boys and girls. It's the musty stench of History in the Making."

Podem ler tudo aqui.

Monday, January 12, 2009

E como não há duas sem três...

Bom isto até já parece brincadeira, mas infelizmente é verdade... Hoje de manhã houve OUTRO ataque de tubarão aqui na Austrália, mas desta vez a vítima foi um mergulhador e ocorreu a sul de Sydney, perto de Wollongong (detalhes aqui). O terceiro ataque em pouco mais de 24 horas, isto deve ser um recorde de certeza. E há umas duas semanas ocorreu outro na costa Oeste australiana, mas este infelizmente foi mortal e nem sequer conseguiam recuperar o corpo...
Desde que estou cá na Austrália, já faz quase 4 anos, diria que a média de ataques de tubarão tem sido mais ou menos 1 por cada 6 meses, ou seja, esta onda de ataques está a ser algo completamente fora do normal. A malta anda-lhes a roubar a comida pelo excesso de pesca e eles andam a sondar menus alternativos... Já agora se quiserem ouvir a entrevista ao rapaz que salvou a prima durante o segundo ataque de ontem cliquem no player que aparece nesta página. Até arrepia... Acho que é desta que acabei com a vontade de qualquer dos meus amigos de me virem visitar nos próximos tempos...

Sunday, January 11, 2009

E hoje à tarde...

Parece incrível mas hoje à tarde, desta vez um pouquinho mais longe na Tasmania, houve outro ataque de tubarão a surfista aqui na Austrália. Mais detalhes aqui. Dois ataques no mesmo dia... Parece que está a deixar de ser algo assim tão raro... Felizmente parece que esta vítima, uma miúda adolescente, também se safou... De certa forma até sinto um certo consolo por ainda não poder surfar... Imaginem lá, eu voltar para a água todo contente depois de 8 meses sem surfar e 6 meses intensos de fisioterapia para recuperar o joelho e no primeiro dia vinha um destes bichinhos e levava-me a perna... Quão ironico seria...?!
Eles andam aí... ou melhor: aqui!

Hoje de manhã...

Quanto mais se fala neles... Até parece que atrai... O mais recente ataque aconteceu hoje de manhã e mesmo aqui ao pé... Foi em Fingal Head, a praia imediatamente a sul de D-bah e onde costumo ir surfar várias vezes, especialmente quando quero fugir ao crowd do Superbank (Snapper-Kirra) que também não fica muito longe... Mais detalhes aqui.
Entretanto o surf tem estado a bombar. Uma foto de Snapper hoje bem de manhã:

Mas o crowd por aqui reduz drasticamente a probabilidade de encontros com a vida marinha! Mas infelizmente de apanhar ondas também ...

Saturday, January 10, 2009

Wednesday, January 7, 2009

Playmobil Ripping...

Provavelmente alguns de vocês já viram este vídeo, pois o Júlio Adler já o postou no seu blog há uns dias, que por sua vez o sacau do site da Transworld, mas não consegui resistir a postá-lo aqui também... Tá demais, um exemplo perfeito de como pôr a imaginação em bom uso, especialmente naqueles aborrecidos dias de flat! Então as cenas com o boneco a entubar na carpete estão demais!

Playmobil rocks!

Tuesday, January 6, 2009

"Surfer, Dude"

Quando já pensava que a ideia de o surf ser apenas um passatempo inútil e que um Surfista é apenas um playboy de praia com um QI tão alto como as ondas do lago Ness, eram esteriótipos já moribundos e quase enterrados, não é que aparece agora esta mega produção de Hollywood, "Surfer, dude", que parece voltar a desenterrar de novo essas ideias para o público mainstream?! Já estou há algum tempo à espera que Hollywood faça um filme mais maduro e sério sobre o Surf, mas infelizmente parece que ainda não é desta... Ainda por cima sendo um "desporto" que está tanto na moda e que nos últimos anos parece que contagiou todos os estratos da Sociedade, esperava-se que algum realizador com um pouco mais de inteligência e sensibilidade pegasse na tarefa e pelo menos tantasse fazer algo de jeito. Enganei-me ou se calhar nem sequer era a intensão do realizador...

A verdade é que também me parece ser tarefa bastante difícil tentar passar para o ecrã o que representa verdadeiramente o Surf, até porque representa coisas diferentes para diferentes pessoas em diferentes fases da vida... E por outro lado de certa forma também já estou um pouco farto do exagero em torno da componente mais espiritual do surf. É inegável que é um "desporto" com uma importante componente espiritual e acho que é isso que o torna tão aliciante e também viciante, mas ultimamente tenho notado que há uma tendência para explorar demasiado isso e cair em exageros... De repente toda a gente quer ser Zen, quer ser Open-minded, quer ser Artista, quer ser Green, quer ser o Rasta,... Não tenho nada contra isso, muito pelo contrário, pois se toda a gente fosse pelo menos um pouco disso tudo o Mundo seria um sítio bem mais bonito, mas não basta querer ser ou parecer fisicamente, é preciso SER! Muita gente tenta ao máximo ser tudo isso que mencionei acima, mas quando chega a hora de mostrar a fibra de que são feitos o verdadeiro Ser salta cá para fora e muitas vezes é o completo oposto daquilo tudo... Mas também acho que não há nada de mal em não ser aquilo tudo, primeiro porque não existem verdades absolutas e também porque sei que é difícil lutar contra aquilo que se é... Não estou aqui a tentar dar um sermão sobre aquilo que se deve fazer ou ser, até porque não sou de todo um exemplo a seguir e sei perfeitamente que muitas vezes caí nesse erro e provavelmente voltarei a cair, mas digo isto quase que como num tom de lembrança para mim próprio para tentar evitar repetir esses erros... Tipo um objectivo para o Ano Novo.

(eh pá hoje estou demasiado filosófico e existencialista e era mesmo só para comentar brevemente o filme... desculpem aí!)

Saturday, January 3, 2009

Já que tamos nessa...

Tava para não por aqui estas fotos pois não queria assustar pessoal que esteja a pensar vir-me visitar, mas já que estamos nessa... Este bichinho, ainda bastante jovem pois ainda é pequenino, foi apanhado há uns 3 meses num dos anzóis de protecção existentes na Gold Coast. Na mesma altura outro, aproximadamente do mesmo tamanho, foi apanhado numa das redes que estão em Snapper Rocks, a uns 200m do pico... O inverno é a unica altura do ano em que os tubarões brancos aparecem na costa de Queensland. É quando a temperatura da água se torna suficientemente fria para eles (apesar de dar perfeitamente para surfar de fato curto) o que coincide com migração das baleias jubarte ou corcundas desde a Grande Barreira de Coral em direcção à Antártica. Durante esta migração as baleias trazem as suas crias recém-nascidas na Barreira e estas são precisamente a razão de os tubarões brancos se aventurarem tão a norte, pois as crias estão no topo do menu dos dentuços. Felizmente é também a pior altura em termos de ondas nesta zona...

Bons pesadelos!!!