Monday, March 9, 2009

Tiago Vs Parko... A vinganca fica guardada para a proxima...

No geral diria que o Parko mereceu ganhar. Mas na minha humilde opiniao foi um pouquinho sobrevalorizado, principalmente na sua primeira onda, e o Saca naquela onda em que mandou um pauladao, seguido de um tubo (o unico o dia inteiro a faze-lo, se bem que saiu meio pela porta dos fundos) e ainda mandou mais 2 cutbacks, um deles bem puxado, e levou apenas um 7... Esta' bem que ele no fim nao completou o terceiro cutback, mas foi ja na parte da onda em que ja nada realmente conta, a menos que seja um granda aereo. Penso que a nota justa seria algo na casa dos 8 pontos, e caso essa tivesse sido a nota, o Parko teria muito mais pressao e o heat com certeza tinha tomado um rumo completamente diferente. A principal razao pela qual acho que essa onda do Saca deveria ter sido melhor pontuada e' que ninguem durante o dia todo encontrou um tubo, ainda para mais numa onda boa do set. Normalmente quando isso acontece os juris teem a tendencia para recompensar e desta vez isso nao aconteceu... Ate os comentadores para a praia acharam o mesmo e tambem estavam 'a espera de uma nota melhor. Claro que o Parko sem pressao depois destruiu e mesmo tendo sido um pouco sobrevalorizado, o que acontece quase sempre com as estrelas, fez o suficiente para ganhar. O Parko nao e' dos que lida melhor com a pressao e por isso mesmo a historia podia ter sido bem diferente... Quanto ao nosso Saca, bateu-se bem e vendo a coisa pela positiva melhorou o seu resultado do ano passado, mostrou muito mais confianca e menos nervos. Agora espero tambem que durante as restantes etapas deste ano as ondas tenham bastante power e paredes amplas, pois e' nesse mar que ele melhor se expressa, em mar mais pequeno falta-lhe aquele ataque mais new school que os juris e o publico tanto gostam e um aerozinho ou um tailslide aqui e ali faziam muita diferenca... Bora Saca!!! Venha Bells!!!

Ja agora aqui vai a entrevista ao Parko depois do heat:

"Parkinson, current ASP World No. 4 and former winner of the Quiksilver Pro Gold Coast (2002), posted the highest heat total of the day, and 18.50 out of a possible 20, for his unparalleled command of the Snapper Rocks lineup.
"I had that really positive vibe,” Parkinson said. “It’s so good to be surfing back at Snapper. I like this wave so much more and I think it shows in my performance.”
The stylish natural-footer was in particularly lethal form in his Round 3 heat, given that he was up against dangerous ASP Dream Tour sophomore Tiago Pires (PRT), 28.
“I always think a new year resets itself and everything starts fresh again,” Parkinson said. “Tiago (Pires) was honestly one of the most under-rated surfers last year. Hopefully he can get some strides and get some momentum for the rest of the year.""

7 comments:

Anonymous said...

Concordo 100% com a tua análise.

Ainda bem que Slaters e Parkos vão falando bem do Saca que pode ser que assim os juízes também sobrevalorizem algumas ondas dele.

É importante conseguir um bom resultado em Bells para melhorar o seeding e não apanhar Parkos e companhia logo no 3º round.

Abraço

Daniel
http://www.flickr.com/photos/dmoreira/

Unknown said...

Ola Botas
mais uma vez obrigada pela tua "reportagem" e apoio.
Faço minhas as tuas observações, mesmo não querendo ser tendenciosa...
Penso que o Tiago teve bem e se o heat não fosse com esse menino as notas tb tinham sido diferentes.
enfim..
as palavrinhas meigas do star parece soam quase a justificação...
agora tou a ser má ... lol

estamos cá para a próxima!!!!!!
um beijinho grande

Ps: vou guardar as tuas fotos como sempre, mas só as do Saca claro.

choco said...

ganda report oó botini, tas um mestre na foto, so falta coméçar a editar esses brancos..mas tens tempo..e o saca ainda nos vais surpreender mais relax...bora laaaa
spotdoxoco

Botas said...

Oi Daniel,
nao ha duvida nenhuma que o Saca ja ganhou o respeito dos outros competidores, media, comentadores, etc. Os comentadores para a praia nao se fartam de falar bem dele, mesmo quando estao outros heats na agua. Acho que isso ja e' metade da batalha ganha.
Abraco

Ola Graca,
pois e', quando vi que o Tiago tinha que surfar contra o Joel vi logo que a coisa ia ser dificil a dobrar... Acho que este ano os juris vao dar sempe uma ajudazinha a 2 ou 3 surfistas para ganhar (Joel, Taj,...) por isso e' importante nao os apanhar muito cedo. Este resultado do Tiago ja vai ajudar para isso.
Tive pena de mais uma vez nao ter tido a oportunidade de falar um pouco com o Tiago, mas ou nos desencontramo ou apanho-o em ma' altura... Tenho estado com o Capristano, com o Carlos Pinto e com o Joao Guedes bastantes vezes, mas o Tiago e' dificil de "apanhar"...
Tenho muita pena mas mais uma vez nao posso ir a Bells... Ainda tou entalado com a escrita da tese. Fica pro ano!
Beijinhos!

Xoke malino,
logo me das ai umas dicas com a edicao dos brancos. Mas nao tive muito tempo por isso as fotos que pus aqui nem foram editadas no photoshop. Dei uns toquezinhos no sofware da Canon, converti para JPEG, reduzi a qualidade, meti o nome e foram directmante pro blog.
Meu nem imaginas a luta que foi para conseguir sacar fotos sem 1 milhao de cabecas 'a frente! Tava a sacar as fotos quase com agua pela cintura e cada vez que vinha um espumaco tinha que meter a camara bem ao alto senao levava um banho! Agreste! Mas valeu a pena e tou contente com os resultados.
Abraco!

Unknown said...

Ola

Pois é dificil apanhar o Tiago quando está em comp.
Até eu só vou ter com ele no fim de cada heat...

Dá ai cumprimentos a esse pessoal.
Um beijinho para ti e tudo a correr bem com a tua tese.

Cigano said...

Boas

Concordo que há sempre um pouco de favorecimento das principais estrelas do tour, no entanto, é bom relembrar que o Adriano de Souza já está nas meias... contra bom surf não há argumentos, só em caso de dúvida.
Posto isto, no entanto, fiquei bastante contente com o surf que o Saca apresentou e com a sua atitude positiva. Parece-me que este ano vai ser um bom ano.

Um abraço e continuação de bom trabalho.

Anonymous said...

Tou há espera das fotos do roxy pro, as gajas também merecem :P

Marta