Monday, March 30, 2009

Encontro Imediato com o Superbank antes de ontem...

Imediatamente depois do Encontro...

As marcas da luta no dia seguinte

Uma amostra do Superbank a bombar em condicoes similares. Reparem na altura da espuma... Power!

E' o que da' quando uma gajo se arma em campeao... A verdade e' que nem deveria ter entrado na agua pois o meu joelho ainda nao tava preparado para o power que tava nesse dia, mas tava tao perfeito e os tubos a mandar com cada bafo que nao me aguentei... Ainda por cima fui logo para a seccao mais pesada do Superbank, o Spot X mesmo ao lado de Kirra, onde decorreram os ultimos dias do WCT. Foi tambem a primeira vez que voltei a surfar com a pranchinha pois achei que nao tava mar para bacalhaus.
Resumindo a historia: depois de ver varias ondas perfeitas mas sem as poder apanhar por causa do crowd brutal, aparece umas das rainhas do dia e sem mais ninguem em posicao boa mandei-me a ela com unhas e dentes. Basicamante aquela linha perfeita e verdinha tornou-se numa caverna escura e castanha que sugou a areia toda e a meio do drop ja tava mandar bafo. Consegui aguentar-me no drop apenas com a pontinha dos dedos dos pes em contacto com a prancha e os tomates a bater nas amigdalas, e nao tive remedio se nao apenas ir em frente e deixar o expresso seguir o seu caminho sem ninguem... Contente por ter sobrevivido ao drop pouco depois saltei de prancha e fui apanhado pela espuma. La tava eu na situacao normal de "maquina de lavar", 'a espera que a espuma me deixasse vir 'a superficie, quando a meio do segundo ou terceiro mortal debaixo de agua... pumba! Uma cacetada no fundo do Superbank que me deixou o lado da cara todo dormente. A espuma la' me soltou e vim ao de cima ainda meio atordoado. Meto a mao na cachola e ja tava a sangrar um pouco mas nada de especial pois foi apenas raspadela, se bem que a area e' bem grande. Apontei o bico pra terra e depois la tive que gramar com a praia toda a olhar para mim com ar horrorizado. Nem quero imaginar como seria se o fundo fosse reef ou pedra... Boots, The Surf Frankenstein... Hehe!
Gosto sempre de encontrar algo de positivo mesmo nas coisas menos boas que me acontecem e desta vez interpretei este pequeno acidente como um aviso para sair de agua, pois com aquele mar poderia muito bem rebentar o joelho outra vez e isso sim seria um desastre! Claro que ontem acordei com um mega inchaco na cara, dores nos musculos do pescoco e a testa toda lixada, literalmente, mas prefiro pensar que poderia ter sido bem pior! Acho que vou ficar sem ir 'a agua mais umas semaninhas, mas ate vai ser bom para recuperar ainda melhor o joelho para poder voltar 'a cavernas como deve de ser.

E o que vale e' que elas gostam de homens com cicatrizes...

Para verem mais fotos deste swell brutal que tem estado a bombar por ca' nos ultimos dias cliquem aqui.

Saturday, March 28, 2009

Fantasy Surfer: Round 1

Este primeiro round do Fantasy Surfer nao me correu nada bem. Acho mesmo que tenha sido o meu pior resultado de sempre. Nem me lembro de alguma vez em que nao acertei em menos num dos semi-finalistas e desta vez o melhor da minha equipa, o Bede apenas chegou aos quartos. O facto do Kelly ter levado na pa' logo no round 3 tambem nao ajudou, mas pelo menos deve ter acontecido o mesmo a muita gente pois o Careca, como e' logico, e' muito popular nas equipas no FS. O que vale e' que quase todos da minha equipa chegaram ao round 3, mas a partir dai foi um massacre...

Em relacao 'a luta na clubhouse aqui do blog (ler aqui) a desgraca parece ter sido quase geral e ninguem se destacou por ai alem. Mesmo assim o Senex limpou este round com 654 pontos, mesmo nao tendo nenhum dos surfistas da sua equipa chegado sequer aos quartos-de-final... Poe-te a pau Marko que a malta ta' mesmo ai atras! Isto promete!!!

Como existem 10 etapas no total mas apenas 8 contam para o resultado final, aqueles que ainda nao se increveram no Fantasy Surfer ainda vao a tempo de se inscrever e conseguir um bom resultado final! Bora malta! Cliquem aqui e sigam as intrucoes!

Monday, March 23, 2009

Buraka chega à Austrália e arrasa!

Até os cangurus devem ter dançado! A malta que foi aos concertos que os Buraka Som Sistema deram por toda a Austrália há umas semanas atrás, incluindo aqui em Brisbane, ainda nem devem saber bem o que lhes aconteceu... Digam o que disseram este som é incrivelmente contagiante e toma controlo total do corpo. Os Buraka Som Sistema já passam há uns bons 2 anos aqui na rádio Triple J, o equivalente australiano da Antena 3 em Portugal, aliás desde que cá estou só ouvi duas bandas portuguesas a passar na rádio, os Buraka e os Loto, umas das minhas bandas portuguesas favoritas dos últimos anos, que curiosamente em Portugal nem é assim muito apreciada. Pois não é que os Buraka não só estão a tocar no outro lado do Mundo como estão a ser cabeças de cartaz de festivais e a deixar a sua marca bem vincada, a julgar pelas críticas dos concertos que já li.

É engraçado que quando fui a Portugal em 2006, quando o primeiro EP From Buraka to the World tinha acabado de sair, fiquei bué excitado com o som deles e vi perfeitamente que era um som com mercado internacional, pois há uma grande procura por novos sons, ou pelo menos de novas abordagens a sons já existentes, como é o caso. O engraçado é que na altura o pessoal no geral pareceu não curtir muito e de certa forma parecia haver um certo gozo generalizado com o som deles pois associaram logo a som "de bairro da lata" e ao kuduro clássico. Mas quando voltei em 2007 o som deles já tinha contagiado o pessoal todo e foi assim meio uma supresa pois foi um contraste imenso com o que tinha visto no ano passado. De certa forma é engraçado voltar a Portugal só de ano a ano pois, tal como neste caso, noto grandes contrastes em cada visita em certas coisas que estão em evolução permanente, um pouco como quando se acompanha o crescer de uma crianca só de ano a ano e se perdem as pequenas mudanças diárias e só se vê as etapas separadas.

O que é certo é que a Austrália acolheu os Buraka de braços abertos e espero que eles continuem a contagiar o Mundo com batidas Made in Portugal por muitos anos. É verdade que não é musica tipicamente portuguesa e ninguém associa imediatamente este som a Portugal, mas é um produto da cultura portuguesa actual, que é muito mais multi-cultural do que alguma vez foi. Afinal de contas Portugal sempre foi um país de emigrantes e apenas nas últimas décadas e especialmente nos ultimos 5-10 anos se tornou um destino de imigração vinda dos mais diversos contextos culturais, isto para além da imigração vinda das ex-colónias africanas que já fazem parte da mobília há bastante tempo.

Muita gente, especialmente aqueles que nunca saíram de Portugal e nunca viram o nosso país à distância não se apercebem o quão desconhecido Portugal e a cultura portuguesa são para a grande maioria dos outros países. E não é preciso ir muito longe, pois até os Nuestros Hermanos pouco sabem do que se passa no nosso país. Quando vim para cá e me apercebi disso sentia-me algo desapontado e culpava os outros por não saberam mais sobre nós, mas a pouco e pouco comecei a perceber o verdadeiro lugar que hoje em dia Portugal ocupa no contexto Mundial e a verdade é que está a anos luz dos tempos em que meio Mundo era nosso... Mas acima de tudo comecei a perceber que a culpa de hoje em dia o Mundo pouco saber de nós é quase toda nossa, pois infelizmente a verdade é que, no geral, não gostamos e não apoiamos devidamente o que é nosso e isso transparece para o resto do Mundo... Falta auto-estima nacional!... Há tanta qualidade e gente talentosa actualmente em Portugal, não só na música como nas Artes em geral e em muitas outras áreas e mesmo assim somos quase inexistentes no panorama cultural mundial... Claro que felizmente existem excepções e até noto recentemente uma certa mudança para melhor, mas ainda é pouco comparando com o que temos para oferecer e mostrar!

Como já dizia o anúncio: "Se nós não gostarmos de nós, quem gostará?"...

ps- cliquem aqui e aqui para lerem algumas das criticas acerca dos concertos que os Buraka deram por cá.

(lá tou eu a entusiasmar-me na escrita e a entrar em divagações... era mesmo só para fazer um post pequenino sobre a vinda dos Buraka à Austrália...)

Thursday, March 19, 2009

O meu Flickr

Finalmente aderi 'a comunidade fotografica do Flickr. Ja andava 'a tempos para o fazer mas nunca tinha tido paciencia. Mas agora que estou entalado a escrever a tese qualquer coisa e' desculpa para fugir ao teclado do computador... Ja descarreguei para la umas quantas fotos que andavam a "ganhar po" no meu disco rigido ha algum tempo. As fotos que ja la estao foram todas tiradas ainda com a minha velhinha Sony DSC F717, que pode ser cota mas continua a ser uma maquina muito practica e polivalente. Como nao ha guita para comprar uma lente "normal" para a Canon 30D e ainda so tenho a telefoto, o meu "porfolio" na SLR ainda praticamente so' se resume 'as fotos de surf que tirei durante o Quiksilver Pro...

Ficam entao todos convidados a passar por la' e a dizer qualquer coisa! (cliquem aqui)

ps - alguem reconhece a estrada da foto?! E' bem facil...

Slater fala sobre o design da Deep Six

Tuesday, March 17, 2009

Fogo que voces andam com sorte...

Para quem nao sabe o que e' o Levante e ainda tem duvidas acerca da existencia de ondas de tamanho na costa do Sotavento Algarvio, aqui teem uma boa imagem como exemplo... Eram precisamente imagens como esta que me fazia babar e sonhar com o dia seguinte quando vivia em Tavira! Agora so me faz sentir uma inveja quase doentia de nao tar la'!
Cliquem na imagem para apreciarem este fenomeno quase unico em todo o seu esplendor (escolham dia 16 de Marco no menu)... Afinal de contas e' um acontecimento algo raro e nao e' todos os dias que se pode surfar numa costa Oceanica ondas que se formaram no Mar Mediterraneo...

Boas ondas meus amigos! E apanhem uma aqui pelo amigo desterrado e "socio fundador" da Ilha do Paraiso. Deixa ver se tenho sorte da proxima vez que voltar ai 'a terrinha e apanho uma "mancha verde" destas a bombar... E' que o Levante nao tem sido meu amigo das ultimas vezes que ai fui...

Pela primeira vez ate compreendo Hitler...

Este video ja anda a circular ai pela net ha uns tempos mas mesmo assim nao resisti a mete-lo aqui tambem pois ta' demais e merece ser visto por todos! Pela primeira vez consigo concordar e entender o homem mais odiado da Historia da Humanidade. Tem muito calao australiano, mas acho que da' para perceber bem a frustracao dele...

"I get one holiday a year... and I'm hitting Indo without a decent gun?! You've seen the swell maps... It's gonna be pumping and I'll be falling from the sky!!" Hahaha!!!

Monday, March 16, 2009

Don Julian Wilson, cognome: O Versatil!

First Point: o primeiro pointbreak de Noosa. Para estar este tamanho aqui entao nos outros point mais acima e' garantido que estao altas ondas!

Julian Wilson a deixar os aeros sushi-roll em casa e "apenas" a concentrar-se nos passos no seu long. Sera' que um dia iremos ver sushi-rolls em longboards?!

Julian e o seu pai Mick a mostrar o Australian Stoke

Comecou ontem um dos mais emblematicos campeonatos australianos de ondas, O Festival de Surf de Noosa. Esta povoacaozinha, localizada na Sunshine Coast a cerca de hora e meia a norte de Brisbane, pode quase considerar-se a capital do Longboard na Australia. La podemos encontrar 4 pointbreaks seguidos de direitas ideais para o Long: Granites, Boiling Pot, Car Parks e First Point. Todos eles estao localizados num Parque Nacional lindo e e' bastante comum encontrar koalas selvagens e iguanas gigantes durante a caminhada obrigatoria para chegar aos spots. Noosa faz lembrar de certa forma Byron Bay, mas com um toque mais refinado e menos roots, e como as ondas aqui sao geralmente bem longas e molinhas, um local ideal para o longboard. Passem no site do festival aqui.
Curiosamente o novo pretty boy do surf, o Julian Wilson, vive aqui e como nasceu rodeado de pranchoes, pois toda a familia surfa nos mesmos, e' tambem um belissimo longboarder, tendo mesmo sido Campeao Australiano Junior ha' uns anos atras. O Julian faz sempre questao de participar no Festival e normalmente costuma ate ganhar algumas das competicoes e este ano ja ganhou o Family Challenge, tendo o seu pai como parceiro, e tambem o Charity Challenge na companhia de um amigo. Queria aproveitar para tambem louvar a atitude do puto em relacao ao apoio na luta contra o Cancro da Mama. Como quase todos voces ja devem saber, ele surfou ja pelo segundo ano consecutivo no WCT da Gold Coast com tabuas cor-de-rosa, cujos lucros de venda sao doados, e tendo como slogan “Chicks Check Ya Tits” (mais info aqui e aqui). Uma coisa que sempre me frustrou e' o facto de mais gente no surf e no desporto em geral, nao usarem mais o estatudo de estrelas e "role models" em beneficio de causas sociais e ambientais. O Julian e' uma excepcao quando deveria ser uma norma... Quase sem ter que realmente fazer nada de especial podem estar a ajudar causas e ate a salvar pessoas. O Julian por exemplo simplesmente surfa com pranchas cor-de-rosa...
E' um bom exemplo de uma das coisas que mais gosto nos Australianos, o espirito solidario. Quase toda a gente, desde o pedreiro ate ao Professor Catedratico (e aqui ate nem ha muita distincao social entre os dois) teem a sua caridade favorita e participam em actividades de recolha de fundos para a mesma. Estas podem ir desde accoes simples como trazer uma caixa de chocolates para o trabalho, vende-los e os lucros irem para a tal caridade ou ate passar uma manha de domingo a bater de porta em porta a pedir doacoes.

Aproveitando este exemplo do Julian queria mandar um desafio para os "pros" tugas, alguns deles meus amigos, que leem este blog: escolham uma causa, que e' coisa que nao falta, de preferencia algo que vos diga algo mais especial, peguem num spray ou falem com o vosso shaper e escrevam ou desenhem qualquer coisa nas vossas pranchas referente a essa causa. Com certeza os fotografos irao reparar e bater umas chapas, que irao com certeza acabar impressas numa revista ou num site e ser vistas por milhares de pessoas. Toda a gente fica a ganhar: voces, os fotografos, as revistas e claro as causas apoiadas. E' simples e pode realmente fazer diferenca na vida de alguem! Nao pensem que sao so' os outros que o devem fazer e sejam activos! Com certeza irao acima de tudo sentir uma grande satisfacao pessoal. Bora malta!!! Nao tentem copiar o Julian apenas dentro de agua...

Friday, March 13, 2009

XXX Cuidado ao abrir... COM SOM! lol

E porque as meninas tambem têm direito...

Uma sequencia de fazer inveja a qualquer marmanjo

Muitas miudas impressam tanto em pe' em cima da tabua como deitadas na mesma... (esta e' dedicada ao Xu e ao Xoco!)

Mais uma menina a rasgar com estilo nas paredes de D-bah

Steph a abrir o leque em Snapper na final do Roxy Pro

Roxy Trials

Steph e a sua rasgada marca registada a caminho da vitoria

Very Happy Gilmore

Wednesday, March 11, 2009

Marlon Vs Adrian no round 2

Marlon a destruir uma juncao

Adrian a mostrar o melhor backside do Tour

Infelizmente caiu nesta manobra, se nao a historia podia ter sido diferente

Jason "Bottle" Thompson a consolar o Algarvio

Pat O'Connell, o Team Manager da Hurley, nao parece ter ficado muito chateado

E ate pousa pra fotografia... Percebe-se porque e' que lhe chamam Happy Pat!

Apesar de ter sido bem cedinho, a multidao ja se fazia notar