Thursday, October 29, 2009

Tubarão que morde tubarão... Não fujas não!

Resumindo a historia: um tubarao branco de "apenas" 3,5m ficou enganchado num dos anzois de proteccao de praia que por sua vez foi depois trincado por um outro tubarao branco, que pelo tamanho da dentada estimam ter uns belos 6m!... E isso tudo na praia de Cylinders, na ilha de North Stradbroke, aqui mesmo 'as portas de Brisbane e da Gold Coast e sobre a qual ja escrevi ha uns tempos (podem rever esse post clicando aqui).

Por esta altura do ano as baleias corcunda estao a fazer a migracao rumo a Sul, desde a Grande Barreira de Coral ate' 'a Antartica atraves da costa Este Australiana, trazendo consigo as crias acabadas de nascer e sao estas o motivo da presenca de tubaroes brancos nestas aguas tropicais. Estes tubaroes adoram o menu de carne de baleia e especialmente das crias e como a agua do mar se encontra um pouco mais fria pois acabamos de sair do "inverno", os Brancos conseguem subir ate' ca' acima 'a costa de Queensland, que fica a uns 2.000km do seu habitat normal nas costas do Sul da Australia.

Por sorte esta altura coincide tambem com a pior altura do ano para a surfada, tanto em termos de swell como de direcao de ventos, e por isso ha muito menos gente na agua do que e' costume, mas mesmo assim as praias teem bastante crowd e a maior parte nem se parece preocupar muito com a presenca dos Brancos. Alias no dia em que esta foto foi tirada, apenas a umas poucas centenas de metros decorria uma etapa estadual de surf... Como diriam o Asterix e o Obelix: Estes Gauleses sao loucos!

No comments: