Wednesday, May 13, 2009

Pequenos pormenores que fazem grande diferença quando se está longe

E' engracado como so damos valor 'as coisas quando as perdemos... Quando vim para a Australia, ja la vao mais de 4 anos, nunca pensei que ia sentir tanta falta da comida portuguesa. Passados uns 2 ou 3 meses da minha chegada e ja estava a babar por um peixinho grelhado ou um prato de bacalhau. Ao principio vi-me um pouco 'a rasca pois nao conseguia encontrar os ingredientes principais e porque na verdade nunca tinha feito muito esforco por aprender a cozinhar pratos portugueses. Claro que com o tempo isso mudou e ate descobri uns sitios onde encontro algumas coisinhas Made in Portugal e tenho-me aventurado na cozinha. Infelizmente sao mesmo poucas e estao quase todas nas fotos de cima. Nas fotos falta ainda um vinho tinto espectacular de Alenquer chamado Quinta das Setencostas e que toda a gente que o experimenta adora, aussies incluidos (ao escrever este post descobri por acaso esta critica muito positiva a esse tal vinho). Em relacao 'a bela da bejeca o unico que consigo encontrar aqui em Brisbane e' Cintra... Sei que la' para Sydney e Melbourne, onde existem comunidades portuguesas bem grandes e estabelecidas ha' bastante tempo, se pode encontrar quase de tudo, mas aqui e' mais fraquinho. O que safa tambem e' a existencia de 2 clubes de emigrantes portugueses aqui em Brisbane que abrem ao fim-de-semana e vou la' de vez em quando. So nao la' vou mais frequentemente pois ambos ficam um pouquinho longe da minha casa e so abrem ao fim-de-semana, quando a prioridade e' sempre o surf. Mas especialmente porque sempre que la' vou como tanto e apanho com cada barrigada que ja tive para parar umas quantas vezes no hospital no caminho de volta para casa! E com a idade o corpinho comeca a nao perdoar os tais excessos... Estas performances so' sao igualadas quando vou a Portugal nas minhas visitas anuais. Da ultima vez que ai tive engordei 5 quilos em 2 semanas so' para terem uma ideia das saudades da culinaria portuguesa... Pasteis de nata e napolitanas de chocolate entao e' sempre 'as duzias de cada vez! Haha. E a bela da mousse de chocolate caseira... E o bifinho de atum de cebolada... E um arrozinho de marisco... E ainda melhor um arroz de polvo... Nao, melhor ainda: um arrozinho de lingueirao! E o classico bacalhau 'a bras... Seguido de uma bela tarte de natas regada com chocolate quente... E seguido de uns ovinhos moles e uma tarte de alfarroba... E' melhor para por aqui que ja' estou a espumar da boca e o teclado ja esta' todo babado... O que vale e' que daqui a 4 meses ja estarei ai a saborear todos estes petiscos! Por isso malta, venham dai essas jantaradas e petiscadas que eu tou pronto para todas, e' so' combinar! Venham elas que eu ja estou a fazer uns furos extra no cinto...

7 comments:

choco said...

Ó botas, se kiseres eu mando-te umas receitas, é o que ando a ensinar em Aljezur, nao me importa ensinar mais um..lol..alem disso o bom é que comemos o que keremos...agora desculpa lá m,as vamos fazer um salame de chocolate...fica bem...
spotdoxoco

Carine said...

E o bacalhau com natas... e o cozidinho à portuguesa... e a sordinha... e a sapateira... e um leitão da Bairrada... e a letria... queres mais?!

Nuno Silva said...

ehhe, isso é que vai ser "dar ao dente"!

abraço

http://surfnasveias.blogspot.com

Botas said...

Manda-me isso Xoco. Olha que umsalemezinho de chocolate tb vinha mesmo bem! Da-le!

Pois e' Carine, a lista nunca mais acaba! Realmente temos muita coisa boa e o mais incrivel e' que a cozinha portuguesa nao tem destaque quase nenhum internacionalmente... Mais um daqueles misterios...

Podes crer Nuno, vai ser com cada sessao que nem imaginas! Quando voltar so vou pode andar de longboard pois a barriga nao vai caber nas pranchinhas. Haha!

luna said...

até eu engordei só de ler, já vi k gostas de arroz de tudo!! 5 kg em 2 semanas n está mal pa quem está na matança de saudades. aproveita que depois queimas isso tudo! behave baby ;)

João Cal said...

Tens sorte, eu aqui no chile nao tenho nada... sao so uns 200 portugas, nenhum restaurante e nao se pode trazer comida nenhuma por aviao... proibissimo por medo de contaminaçao. ahhh secretos de porco preto. O Surf aqui é bom, agua fria, mas ja apanhei ondas de 1 min! (ver la puntilla e punta lobos no wannasurf)
Ab expatriados

Botas said...

Oi Joao,
mas pelo menos a culinaria ai deve ser bem boa, o que ja nao se pode dizer da Australiana... Aqui tambem nao se pode trazer nada no aviao por causa das tais possiveis introducoes de especies nao desejadas. O que entra e' por importacao comercial.

Isso ai deve ter altas ondas, ja ouvi falar muito bem, pena que e' quase tudo esquerdas...
Abraco! E boa sorte por ai... Cuidado com as Chilenas que pelo que sei sao perigosas...