Uma amostra do Superbank a bombar em condicoes similares. Reparem na altura da espuma... Power!
Uma amostra do Superbank a bombar em condicoes similares. Reparem na altura da espuma... Power!
Até os cangurus devem ter dançado! A malta que foi aos concertos que os Buraka Som Sistema deram por toda a Austrália há umas semanas atrás, incluindo aqui em Brisbane, ainda nem devem saber bem o que lhes aconteceu... Digam o que disseram este som é incrivelmente contagiante e toma controlo total do corpo. Os Buraka Som Sistema já passam há uns bons 2 anos aqui na rádio Triple J, o equivalente australiano da Antena 3 em Portugal, aliás desde que cá estou só ouvi duas bandas portuguesas a passar na rádio, os Buraka e os Loto, umas das minhas bandas portuguesas favoritas dos últimos anos, que curiosamente em Portugal nem é assim muito apreciada. Pois não é que os Buraka não só estão a tocar no outro lado do Mundo como estão a ser cabeças de cartaz de festivais e a deixar a sua marca bem vincada, a julgar pelas críticas dos concertos que já li.
É engraçado que quando fui a Portugal em 2006, quando o primeiro EP From Buraka to the World tinha acabado de sair, fiquei bué excitado com o som deles e vi perfeitamente que era um som com mercado internacional, pois há uma grande procura por novos sons, ou pelo menos de novas abordagens a sons já existentes, como é o caso. O engraçado é que na altura o pessoal no geral pareceu não curtir muito e de certa forma parecia haver um certo gozo generalizado com o som deles pois associaram logo a som "de bairro da lata" e ao kuduro clássico. Mas quando voltei em 2007 o som deles já tinha contagiado o pessoal todo e foi assim meio uma supresa pois foi um contraste imenso com o que tinha visto no ano passado. De certa forma é engraçado voltar a Portugal só de ano a ano pois, tal como neste caso, noto grandes contrastes em cada visita em certas coisas que estão em evolução permanente, um pouco como quando se acompanha o crescer de uma crianca só de ano a ano e se perdem as pequenas mudanças diárias e só se vê as etapas separadas.
O que é certo é que a Austrália acolheu os Buraka de braços abertos e espero que eles continuem a contagiar o Mundo com batidas Made in Portugal por muitos anos. É verdade que não é musica tipicamente portuguesa e ninguém associa imediatamente este som a Portugal, mas é um produto da cultura portuguesa actual, que é muito mais multi-cultural do que alguma vez foi. Afinal de contas Portugal sempre foi um país de emigrantes e apenas nas últimas décadas e especialmente nos ultimos 5-10 anos se tornou um destino de imigração vinda dos mais diversos contextos culturais, isto para além da imigração vinda das ex-colónias africanas que já fazem parte da mobília há bastante tempo.
Muita gente, especialmente aqueles que nunca saíram de Portugal e nunca viram o nosso país à distância não se apercebem o quão desconhecido Portugal e a cultura portuguesa são para a grande maioria dos outros países. E não é preciso ir muito longe, pois até os Nuestros Hermanos pouco sabem do que se passa no nosso país. Quando vim para cá e me apercebi disso sentia-me algo desapontado e culpava os outros por não saberam mais sobre nós, mas a pouco e pouco comecei a perceber o verdadeiro lugar que hoje em dia Portugal ocupa no contexto Mundial e a verdade é que está a anos luz dos tempos em que meio Mundo era nosso... Mas acima de tudo comecei a perceber que a culpa de hoje em dia o Mundo pouco saber de nós é quase toda nossa, pois infelizmente a verdade é que, no geral, não gostamos e não apoiamos devidamente o que é nosso e isso transparece para o resto do Mundo... Falta auto-estima nacional!... Há tanta qualidade e gente talentosa actualmente em Portugal, não só na música como nas Artes em geral e em muitas outras áreas e mesmo assim somos quase inexistentes no panorama cultural mundial... Claro que felizmente existem excepções e até noto recentemente uma certa mudança para melhor, mas ainda é pouco comparando com o que temos para oferecer e mostrar!
Como já dizia o anúncio: "Se nós não gostarmos de nós, quem gostará?"...
ps- cliquem aqui e aqui para lerem algumas das criticas acerca dos concertos que os Buraka deram por cá.
(lá tou eu a entusiasmar-me na escrita e a entrar em divagações... era mesmo só para fazer um post pequenino sobre a vinda dos Buraka à Austrália...)
Este video ja anda a circular ai pela net ha uns tempos mas mesmo assim nao resisti a mete-lo aqui tambem pois ta' demais e merece ser visto por todos! Pela primeira vez consigo concordar e entender o homem mais odiado da Historia da Humanidade. Tem muito calao australiano, mas acho que da' para perceber bem a frustracao dele...
"I get one holiday a year... and I'm hitting Indo without a decent gun?! You've seen the swell maps... It's gonna be pumping and I'll be falling from the sky!!" Hahaha!!!