Monday, April 28, 2008

Última hora: estou de volta em Junho!!!

Pois é meus amigos, tive muito recentemente a confirmação de que vou voltar aí à terrinha para umas mini-férias!! Consegui que me paguem a viagem para ir a um congresso em Barcelona na última semana de Maio e depois vou directo para a terrinha. Não vou ficar muito tempo, 10 dias no máximo, mas vai ser bem bom para carregar as baterias. Ou seja, daqui a exactamente 1 mês vou estar aí a disfrutar do belo pastel de nata, arroz de polvo, baba de camelo, conquilhas, salada de polvo, peixinho grelhado, feijoada, o famoso bife da Casa Velha, etc, etc, etc,... (já estou a babar o teclado...).
É engraçado que o nosso amigo Xocco também se encontra em preparações para voltar, mas no caso dele é para voltar permanentemente parece, eu por enquanto é só de passagem, talvez lá pro fim do ano volte de vez...

Parece que o tal encontro da malta das antigas de Tavira que sugeri há uns tempos vai ter as condições ideais para acontecer! Eu proponho no fim-de-semana de 31Maio/1Junho ou 7/8 Junho a malta se encontrar para um dia de surfada e almoçarada na nossa Ilha de Tavira, se estiver Levante claro, ou então em Sagres/Aljezur, seguido da habitual jantarada de convívio que acontece sempre que aí vou. O que acham? Claro que este convite se estende também a todos os amigos mais recentes e visitantes habituais aqui do meu blog.

E se alguém tiver numa de curtir um fim-de-semana em Barcelona juntem-se a mim! Vá bora lá pessoal, com menos de 100€ dá para para a ida-e-volta e Barcelona é Barcelona...

Monday, April 21, 2008

Straddie Tuga Trip

O barco da carreira cá do sítio... Mas este leva carros! E normalmente disfruta-se da companhia de golfinhos durante a viagem. Mas claro falta a emoção de ter um capitão bêbado que volta e meia espeta o barco contra o cais... Ái as saudades do barco da carreira da Ilha de Tavira...

A trip mais tóxica de todos os tempos... Nem as caganeiras de Marrocos conseguiram alguma vez atingir este nível. Neste aspecto, nota 10 para Luca e Joackim Guichard e San Pele... Incrível é a palavra perfeita para descrever a performance destes meninos... ou então podridão... Hehe! Mesmo passados 2 dias a atmosfera dentro do meu carro ainda estava seriamente alterada... Cheirava a carro de funerária!

Kiko Moçambicano e Pedro Madeirense a sorrir pros paparazzi e prontos para um fim-de-semana em cheio e também cheio de aromas a "flores silvestres"... Foi também uma trip "sardinha-em-lata", pois para não levar 2 carros no barco (ainda custa AUD120) levámos só o meu carro. Resultado: 6 manos, 5 pranchas de surf, 1 BB e bagagem, tudo ao molhe dentro do carro pois não tínhamos fitas para pôr as pranchas no tejadilho. Houve roça-roça aos montes naquele banco de trás! Não me admirava que tivesse nascido ali mesmo algum Amor novo devido a terem estado tão juntinhos os meninos... Eu não sei de nada pois tinha o meu banquinho de condutor só para mim, só ouvia os gemidos de dôr/prazer a virem lá de trás de vez em quando... Hehe!

Enquanto se espera pelo swell prometido e que a maré baixe, nada melhor que uma sessão de Olho do Cú, o jogo de cartas mais viciante de todos os tempos, com vista para Deadman's Beach e com as Widows Rocks lá no fundo. Se ainda não adivinharam, podem ler aqui o porquê destes nomes tão animadores...

Kiko chillin in style... Hehe! Acorda sonecas! Dá-lhe com o pau na tola Luca! Parece que o mar está a subir!

Olé, parece que já estão a entrar umas!! Cylinders a começar a bombar umas ondinhas. Passados 30 segundos desta foto já estava tudo a descer a ravina em alto speed. Quer dizer, todos menos o Kiko, que preferiu ficar a sonhar com as direitas moçambicanas da Ponta do Ouro...

Olá, temos a visita de um verdadeiro local. Finalmente a moçada que está cá de passagem teve a oportunidade de ver um canguru no seu estado selvagem. Toca a disparar essas fotos!

"Bom, já estão a abusar da minha paciência! Pensam que eu sou a Britney ou a Paris ou quê?! Olha que eu me jogo a vocês! Esse cabeludo então está quase a lever uma sapatada."

O segredo do nível de surf australiano ser tão alto! Quando chove toca a mandar uns slides na relva e treinar esses drops.

Vá, tudo ao molhe e fé em Deus! Parece o crowd no Superbank!

Olha lá o estilo do puto! Admirem-se que apareça aí numa revista de BB um dia destes a mandar uma parecida em Teahuppo. Curtam só a rampa improvisada. Estes putos são malucos! Pode não parecer, mas mandavam um speed do caraças no fim da descida e consequentemente volta-e-meia mandavam umas espetas que não era brincadeira.

2ºdia - O tal swell prometido parece que finalmente se materializa como deve de ser! A direita de Cylinders a funcionar com metro e uns sets maiorzinhos, offshore e com uns 5 gajos lá dentro. Soubemos que no mesmo dia em Snapper estava mais pequeno e estavam uns 200 na água... I love Straddie!

Tavam umas compridinhas... e esta era a parte final da onda. Crowd?! Onde?

Um felizardo prestes a apanhar boleia do expresso de Cylinders, com a ilha vizinha de Moreton de pano de fundo.

Linhas e linhas e linhas...

San a ilustrar perfeitamente a alegria proporcionada por um boa sessão de surf em altas ondinhas e praticamente só com os amigos... Curtam o brilhozinho nos olhos do puto! (Não faças esse bigode não San... hehe)

O caminho de volta pro barco às vezes tem umas surpresas pois tem que se atravessar uns bons 15km de floresta do Parque Natural. Desta vez não se atravessou nenhum à frente como já me aconteceu antes... Não é brincadeira nenhuma acertar num destes bichinhos... Com o que a malta chateou o coitado do canguru no dia anterior não me admirava que o gajo andasse por ali à espreita para se vingar...

E pronto, mais uma sessão de cartada no barco para acabar o fim-de-semana em beleza. Foi difícil arrastar os putos para fora de Coolangatta pela incógnita em relação a podermos apanhar boas ondas, mas pelos sorrisos da malta dá para perceber que foi uma boa aposta pois enchemos todos a barriguinha de surf mas acima de tudo curtimos bué e foi o "cagaçal em monte"... (Raio do flash faz-me parecer um fantasma...)

Pro ano há mais moçada!

Saturday, April 12, 2008

Há quem sofra mais que tu............

Recordem vocês caros amigalhaços (leitores, web surfers), naqueles dias em que até pensamos em ir apanhar umas ondas, mas ao olharmos pela janela de casa, WebCam outro outro meio. E está daqueles dias tempestuosos, com chuva a cair a cântaros, vento norte que geralmente é bastante frio e nos tira toda a pica de ir surfar ( e pensamos no sortudo do Botas que está na Austrália, e surfa sempre com água quente todo o ano) mas enfim.... . E colocamos logo de parte qualquer remota hipótese de ir meter o cú dentro de água num dia destes. Onde a água geralmente ronda os 15 A 18 graus, pois é melhor ficar em casa a ver televisão com a manta de lã.
Agora imaginem estes amigos no Alaska e nas condições adversas em que eles surfam com temperatura negativa neve por todo o lado.................. por vezes achamos que estamos mal, onde na realidade somos dos países da Europa com mais sol, temperatura ambiente relativamente amena.
Vejam as imagens e tirem as vossas conclusões.
Agora já sabem.........quando tiver a nevar, vento, frio ou outra qualquer condição adversa...........todos a pegar na prancha e fato, e todos para a água.
Fotos retiradas do site http://www.scottdickerson.com/
J.Alentejano

Tuesday, April 8, 2008

Eles andam aí... ou melhor, aqui!

Pois é, assim que uma gajo comeca a relaxar e a baixar a guarda eis que aparece logo uma notícia destas para nos relembrar que nunca estamos sós nestas águas e que o perigo é bem real... Pois estou a falar de tubarões e do ataque que aconteceu ontem de manhã na Lighthouse Beach em Ballina, uma cidadezinha que fica a uns 80km a sul da Gold Coast. Ainda há pouco tempo surfei em Lennox Heads que fica a uns poucos Kms a norte de Ballina (ver mapa) e a malta com quem estava viu um destes bichinhos a fazer a ronda ao lineup... Na altura até brinquei um pouco com o assunto mas a verdade é que é um assunto bem sério...

Desta vez a vítima foi um bodyboarder de 16 anos que se safou da escola nesse dia para ir surfar devido a uma greve de professores. Podem ler mais detalhes sobre o que aconteceu aqui e aqui. Pelos vistos as dentadas até nem foram assim tão grandes, mas devem ter apanhado alguma artéria principal o que levou a uma hemorragia muito rápida... Espero que pelo menos tenha feito um granda tubo antes do ataque, pelo menos assim foi feliz...

Há praí 2 anos e meio quase que tive um encontro imediato com um animal destes e exactamente na praia onde este ataque aconteceu. Estava a surfar lá com mais dois amigos portugueses, o França e o Paco e eu o França vimos um tubarão com uns 2m a vir em alta velocidade na nossa direcção mas quando chegou ao pé de nós desviou-se e depois passou à nossa frente à superfície e foi quando vimos a barbatana. Depois de surfar regularmente com golfinhos uns tempos dá logo para distinguir de um tubarão, não só pelas diferenças na barbatana, mas especialmente pela diferença de comportamento. Foi tudo tão rápido que até ficamos assim a olhar um para o outro durante um instante meio em choque. Lembro-me que um local, que estava ao pé de nós e nos viu assim meio atrapalhados a tentar remar para terra, se vira com uma conversa do tipo "Tão assim por causa do tubarão?! Não se preocupem, já o vi também, eles andam sempre por aí mas não fazem mal andam atrás do peixe. Os maiores e mais lixados andam na barra do rio...". Pois a tal barra de que ela falava está a uns 100 do sítio onde estávamos a surfar. Estes aussies são meio passados... hehe! E por acaso nesse dia, mais dois amigos nossos, o Spyke e o Steve, tinham atravessado a tal barra para surfar do outro lado... e olhem que essa barra é praí 3 ou 4 vezes mais larga que a de Tavira.

E já agora que estamos em histórias de combate... Ainda há umas duas semanas em D-bah, na minha segunda surfada a seguir ao entorse do joelho, eu, o Luca e mais um francês amigo dele vimos a barbatana de um destes animaizinhos... As ondas estavam pequenas mas bem boas, o sol brilhava e a água estava clarinha e talvez por essa boa combinação de factores nem saí da água. Não me estou a armar em campeão, eu até admito já que me borro todo por causa de tubarões e não consigo deixar de pensar neles, mas não sei porquê desta vez fiquei bué calmo e continuei na água. Acho que estava tão contente por voltar a surfar que nada mais importava...

Thursday, April 3, 2008

Uma lição de vida!

Na segunda-feira da semana passada voltei à agua depois de uma ausência de 1 mês por causa do maldito entorse do joelho. Ainda não me sentia confiante, mas Snapper estava bastante bom e quando assim é não há lesão que aguente! Tive que me mandar para dentro de água com 2 metros de fita adesiva enrolados à volta do joelho e usando uma joelheira toda "Robocop". As ondas estavam bem boas pois o banco de areia a pouco e pouco está a voltar à velha forma e Snapper quase que liga com Greenmount. Apanhei 2 ou 3 ondas mas como já esperava o meu joelho não me deixou aventurar muito. Sendo o joelho da minha perna da frente as minhas manobras ficavam sempre a meio, pois quando era altura de pôr o peso do corpo na perna da frente num cutback ou numa rasgada não tinha confianca para fazê-lo... Fiquei bastante frustrado e algo preocupado porque acho que vai ser difícil voltar a ganhar confiança no meu surf sem ter que ir à faca pois o meu ligamento anterior cruzado já era... enfim...

Estava eu no outside perdido nos meus pensamentos e preocupações com o meu joelho quando olho para o início do point de Snapper e vejo uma miúda a dropar por detrás da pedra e a mandar pauladas no lip sem dó e cheias de power, pelo surf ainda pensei que fosse o Bobby Martinez, mas a longa cabeleira loira depressa me fez ver que estava enganado (haha). Foi só quando ela passou por mim, a caminho da quarta paulado bem no pocket, é que vi que ela não tinha um braço... Foi então que percebi que era a Bethany Hamilton, a miúda havaiana que foi atacada por um tubarão tigre no Havai em 2003. Já sabia que ela surfava bem, mas nunca pensei que lhe dava assim tanto, fiquei mesmo impressionado. O estilo e o power do surf dela não mostram qualquer diferença notável e arrisco-me a dizer que muito brevemente, provavelmente até pro ano, deve entrar para o WCT feminino, ou seja vai estar entre as 18 melhores surfistas do Mundo. Incrível, considerando que só tem um braço e a remada é uma das coisas fundamentais, especialmente em surf de competição. Partilhar uma surfada com alguém que passou pelo que ela passou e vê-la a surfar com tanta garra e determinação fez-me ver o quão insignificante é a minha preocupação com o meu joelhinho...

Já partilhei surfadas com a grande parte das estrelas do nosso querido "desporto": Kelly, Fanning, Occy, Reynolds, Saca, Irons, Curren, etc, o que me deu uma pica do caraças como é lógico, mas esta miúda foi das personagens do surf com quem me deu mais prazer partilhar ondas, não só pela lição de surf que me deu, mas sobretudo pela lição de vida... A malta está sempre a queixar-se por coisinhas mínimas e ver exemplos como os da Bethany ajudam a redimensionar os nossos problemas e de certa forma também dão um certo reconforto pois percebemos que há sempre alguém que tem uma barreira muito mais alta para saltar...

Aloha!