Thursday, April 3, 2008

Uma lição de vida!

Na segunda-feira da semana passada voltei à agua depois de uma ausência de 1 mês por causa do maldito entorse do joelho. Ainda não me sentia confiante, mas Snapper estava bastante bom e quando assim é não há lesão que aguente! Tive que me mandar para dentro de água com 2 metros de fita adesiva enrolados à volta do joelho e usando uma joelheira toda "Robocop". As ondas estavam bem boas pois o banco de areia a pouco e pouco está a voltar à velha forma e Snapper quase que liga com Greenmount. Apanhei 2 ou 3 ondas mas como já esperava o meu joelho não me deixou aventurar muito. Sendo o joelho da minha perna da frente as minhas manobras ficavam sempre a meio, pois quando era altura de pôr o peso do corpo na perna da frente num cutback ou numa rasgada não tinha confianca para fazê-lo... Fiquei bastante frustrado e algo preocupado porque acho que vai ser difícil voltar a ganhar confiança no meu surf sem ter que ir à faca pois o meu ligamento anterior cruzado já era... enfim...

Estava eu no outside perdido nos meus pensamentos e preocupações com o meu joelho quando olho para o início do point de Snapper e vejo uma miúda a dropar por detrás da pedra e a mandar pauladas no lip sem dó e cheias de power, pelo surf ainda pensei que fosse o Bobby Martinez, mas a longa cabeleira loira depressa me fez ver que estava enganado (haha). Foi só quando ela passou por mim, a caminho da quarta paulado bem no pocket, é que vi que ela não tinha um braço... Foi então que percebi que era a Bethany Hamilton, a miúda havaiana que foi atacada por um tubarão tigre no Havai em 2003. Já sabia que ela surfava bem, mas nunca pensei que lhe dava assim tanto, fiquei mesmo impressionado. O estilo e o power do surf dela não mostram qualquer diferença notável e arrisco-me a dizer que muito brevemente, provavelmente até pro ano, deve entrar para o WCT feminino, ou seja vai estar entre as 18 melhores surfistas do Mundo. Incrível, considerando que só tem um braço e a remada é uma das coisas fundamentais, especialmente em surf de competição. Partilhar uma surfada com alguém que passou pelo que ela passou e vê-la a surfar com tanta garra e determinação fez-me ver o quão insignificante é a minha preocupação com o meu joelhinho...

Já partilhei surfadas com a grande parte das estrelas do nosso querido "desporto": Kelly, Fanning, Occy, Reynolds, Saca, Irons, Curren, etc, o que me deu uma pica do caraças como é lógico, mas esta miúda foi das personagens do surf com quem me deu mais prazer partilhar ondas, não só pela lição de surf que me deu, mas sobretudo pela lição de vida... A malta está sempre a queixar-se por coisinhas mínimas e ver exemplos como os da Bethany ajudam a redimensionar os nossos problemas e de certa forma também dão um certo reconforto pois percebemos que há sempre alguém que tem uma barreira muito mais alta para saltar...

Aloha!

13 comments:

JPires said...

Grande Johnny,

Tás tramado com o joelhinho, é por essas que sempre que me convidam para jogar futebol, a minha resposta tendencialmente é NÂO.
E com o teu historial esse problema não te larga mesmo.
Mas o que interessa é que recuperes e possas voltar a fazer a tua vida normal ( surfada claro), que para qd cá vieres possa-mos apanhar umas ondas.

Como vai tudo por aí ......... cá o calor já aperta, e hoje teve cerca de 28º C, uummmmmm deve ser um verão bastante quentinho.

Um abraço e as sinceras melhoras


J.A.

Gusy said...

Se fores à faca são 6 meses de recuperação e fisioterapia...também já me calhou essa rotura, e também foi na perna da frente.
Mas acredita que fica bem melhor do que sem ligamento.

Anonymous said...

Pois é meu, esse pessoal que à partida tem um enorme handicap para praticar determinada actividade, e consegue ultrapassar todas as barreiras físicas e psicológicas para o conseguir também me fascina. Já tive a experiência, como tu, de surfar ao lado de um surfista só com um braço. Uma braço para remar, um braço para fazer bico-de-pato, um braço para fazer o take-off... Quando vi nem acreditei, até olhei 2da vez para confirmar se estava a ver bem ou não, se não era ilusão óptica! Nesse dia, S. Torpes, até estava mais para o cacete com alguns sets de metro e meio a fechar. Não me perguntes como é que o gajo fazia para chegar ao outside, mas posso-te dizer q chegava lá fora a par cmg, embora eu já tivesse uma manhã inteira de surf no bucho, e por vezes até era mais rápido. Mesmo só com um braço o gajo surfava nas horas. Até dropinou umas vezes o alentejano!! ehehehe (bricadeira) Com toda a certeza são pessoas muito positivas, com mta vontade de viver e mto corajosas, não se deixaram acobardar perante a fatalidade e fragilidade da vida. São uma fonte de inspiração para todos.
Por isso inspira-te, e com faca ou sem faca trata lá do joelho quanto antes que isso de um gajo estar mto tempo sem ir ao mar dói mais que qq joelho ou ombro.. Já fiquei duas vezes de sequeiro por causa do ombro direito, sei como é. O que me tramou a mim foi o vólei de praia, sem aquecimento, mandar grandes sapatadas... O tratamento foi o reforço da musculatura da zona e felizmente tá +/- controlado. E tu, q me lembre, já n é a 1ra vez que fazes esse serviço a jogar à bola. Já dizia o antónio variações: Qd a cabeça não pensa o corpo é que paga...

abraços

mike

PS: comprei hoje a surf portugal para ver a reportagem dos putos, alta report em bali!! Putos: Tão a surfar como gente valente, continuem!!

Miguel ABP said...

era mais: "qd a cabeça n tem juízo" ehe

Anonymous said...

todos imaginamos o amor que temos por este desporto! agora imaginem o que a miss Bethany nao sentirá! é muito forte de certeza!! Botilde trata desse joelho mantorriano! he he he ! asta a todos1 EDDIE arrifana

Anonymous said...

Isto de problemas no joelho é lixado.. se não ficam bem tratados é para a vida. Eu já fui à faca, mas mesmo assim fiz tantas asneiras depois que enfim. Só quem não faz desporto é que não tem destas coisas.
Tenho imensa admiração por pessoas como a Bethany. Admiro-me, inclusivamente, que não se dê mais atenção aos nossos atletas paralimpicos. Já nadei ao lado de alguns e convivi com outros e são sem dúvida, todos eles, lições de vida para nós que "temos tudo".
Já agora visitem o site da Bethany ( http://www.bethanyhamilton.com/ ). Os relatos dela são, por vezes impressionantes; cheios de força e optimismo. E o livro, já o li, é uma dose imensa de positivismo mas ao mesmo tempo faz com que sejamos um pouco mais introspectivos e que faz-nos dar mais valor a coisas aparentemente insignificantes na nossa vida, tal como disseste Bottas. Surfar ao lado de alguém assim deve ser assim qualquer coisa..
Bjnhs

Anonymous said...

E já agora vejam um video dela a rasgar umas ondas em Snapper em http://www.goldcoastsurf.com.au/latest-news/648/bethany-hamilton-ripping-at-snapper-rocks-new-clip-from-go211com/

Anonymous said...

Meus amigos, decidi oferecer-vos uns presentes do meu baú de fotos. Espero que gostem:
http://thehotchill.blogspot.com/2008/04/nostalgia-ilha-presentes-atrasados.html
Abraço,
Mike

Botas said...

Ola pessoal!

Desculpem pela minha ausencia, na semana passada andei por Noosa numa cena da Universidade e uns surfezinhos 'a mistura e no fds fui para North Stradbroke, a Ilha dos prazeres Australiana, com o Luca e o Joackim e mais uns amigos tugas. Apanhamos altas! Segue-se a foto-reportagem muito brevemente!

Pois e' o meu joelhinho ja me tinha dado problemas antes, mas agora e' que ta' lixado de vez, sinto uma instabilidade muito grande... Desde que lixei o joelho pela primeira vez ha ja uns bons anos que o meu nivel de surf desceu consideravelmente mas agora quase que nem uma merda dum cutback consigo fazer... Tou lixado, e agora que tava a pensar correr o WQS para entrar pro WCT pro ano... LOL
Gusy tou a ver que vou ter que te pedir umas dicas pois tenho mesmo que ir 'a faca. Mas vou ter que deixar pro ano pois tenho um doutoramento para acabar nos proximos 8 meses... Ouve la' e quanto custou essa brincadeira? Por aqui custa cerca de 5 mil euros...

Grande Johnny, atao o calor Alentejano ja esta a apertar... ouvi dizer que os Levantes teem estado a bombar por ai. Porra voces este ano estao a encher a barriguinha. E ponham-se a pau que os maiores papa-ondas de Tavira ja vao estar de volta. Fui levar os gemeos ontem ao aeroporto...
E jogar 'a bola nunca mais...
Abraco mano

Pois e' Mike sao exemplos como estes de malta que ultrapassa barreiras como essas que devemos admirar. Nao sabia que tambem havia um bacano em Portugal a surfar sem braco.
Em relacao ao meu joelhinho o que tenho feito e' so aumentar a muscularura da perna com bicicleta e umas corridinhas na praia, vamos la ver se se aguenta mais uns tempinhos ate ir 'a faca. Mas tao cedo nao me vejo a surfar sem a minha joelheira Robocop, sem ela parece que o joelho vai desencaixar a qualquer momento.
Porra tou maluco para ver a revista com a reportagem de Bali. Ta fixe? Foi pena as sessoes de fotos terem todas decorrido antes de eu la ter chegado, se nao ate podia ter uma chapa ou outra minha. Nao na revista claro, pois isso esta reservado para os pros, mas para minha recordacao.

Joelho mantorriano!!! Haha!!! Acho que e' mesmo o exemplo perfeito Eddie. Haha! Grande abraco!
ps- Ouvi dizer que ai a tua zona tem estado de gala e vi umas fotos bem boas do Canguru a bombar. Cabrao! Hehe!

Ola Ines,
com que entao tambem pertences a clube dos joelhos "Mantorrianos". Nao se encontram muitas raparigas com esse problema, tou a ver que es uma miuda irrequieta pro desporto!
Vi o video da Bethany que recomendaste e acho que a surfada da qual eu estava a falar foi nesse mesmo dia. Pena que a onda de que falei no meu post nao tenha aparecido nesse video, foi mesmo impressionante.
Bjinho

Gusy said...

Viva,
Como tinha acabado de tirar o curso ainda pude aproveitar e fazer a operação usando a ADSE dos meus pais, por isso ficou-me bem mais barato. Mas sim, os preçoes cá nos privados devem andar nos valores que falaste.
Não te esqueças é do que vais largar também em fisioterapia diária.
O que estás a fazer agora (aumentar a musculatura) é o que os médicos recomendam que se faça.

Se precisares de saber mais alguma coisa diz. Boa sorte!

Pedro Estrela said...

Pois é amigo Botas custou mas foi la consegui comentar o teu blog!! Sabes que ainda sou um rookie nestas cenas de blogs!!lolol... Enfim so te queria desjar as melhoras ara o teu knee, essas lesões são lixadas. Olha eu jà tenho os ombros todos lixados,as entradas no mar cheias de pica sem aquecimento custaram me um pouco caro!!1 Mas deixa la há coisas bem piores...essa rapariga que o diga mas mesmo assim não desiste e nos preocupados com joelhos e ombros!! lololol jà comprei o Surf Portugal ganda reportagem, gandas ondas, tavira power in house, e já agora na reportagem esles falavam de um tal João "botas" Fidalgo surfista de tavira???´Épa alguem me pode explicar quem é ???? lololol

Abração e boas ondas

Botas said...

Pois e' Gusy ja me disseram que a fisioterapia por ser tao demorada tambem sai bastante cara... Nao sei como e' ai em Portugal, mas ja me disseram que aqui na Australia da' para fazer um seguro de saude normal e passado um ano eles pagam grande parte da operacao, mesmo sendo uma condicao fisica pre-existente... Acho que me vou deixar ca por mais um ano so para aproveitar isso!!
abraco

Eh Estrelinha! Bem vindo aqui ao humilde blog do Je. Ja me tinhas dito que costumavas fazer-me umas visitinhas e agora finalmente temos comentarios! Agora so falta o teu irmao!!!
Joao "Botas" Fidalgo? quem e' esse?! Nao sei quem e' mas tem nome de gente importante... Hehe!
Da-le maricon! Haha!

Malta amiga aqui do blog: alguem me manda uns scans da reportagem de Bali da Surfportugal pro meu mail?! Acho que nao aguento ate a revista chegar ca'! Va' la'! Fico eternamente agradecido...

Miguel ABP said...

Botas, correr na areia com o joelho assim todo fod(*)?? Isso não deve ser muito boa ideia, já correr em si não o é. Ah ganda mantorras!! eheh
Na boa, se ainda não tiveres vou-te enviar o artigo de bali nos próximos tempos. <<...chegou a bali mais um amigo nosso, João "Botas" Fidalgo, surfista de tavira...>> - SP ehehe Só te digo que tem com cada caverna...com guichards lá dentro... ui ui...
É verdade, esse surfista que falei existe em Portugal (ou estava de passagem), o Alentejano tb o viu. O gajo tinha um braço só do cotovelo para cima. Haviam de ver o homem a remar para fora, uma genica, vai lá vai!

Beijinhos para todos/as