Thursday, February 28, 2008

Vencido pela Maré

Preparado...

... para um heat de remada!

O primeiro ataque: 2.00pts

Passado 1 terço do heat entra a finalmente a primeira onda digna desse nome: 6.67pts

Contra-ataque numa pseudo-onda: 4.33pts

O power brasileiro na segunda e última onda de jeito de todo o heat: 7.00pts

Faz-se o que se pode...

... e espreme-se até ao fim: 3.00pts

Ainda mais uma tentiva para a direita...

... que se torna numa esquerda cheia de potencial... Not!

Não gosto muito de me queixar das condições mas deu-me vontade de gritar bem alto aos ouvidos do Brooks Sénior, o director de prova, para lhe perguntar se aquilo é que era o famoso Dream Tour! O tal que se realiza em ondas de sonho... Aquele heat, bem como o anterior e o posterior, nunca deveriam ter entrado na água. Assistir a heats sem ondas é quase o mesmo que jogar à bola sem a dita cuja... Aquilo que poderia ter sido um espectáculo emocionante tornou-se numa seca frustrante. Se ainda tivessem apertados com o período de espera e sem perspectiva de swell à vista ainda comprendia, mas não é o caso.
Durante o primeiro terço do heat nem uma onda que entrou, mas mesmo nada! O nosso Saca, para não se deixar dormir no lineup, desconfio, apanhou uma pseudo-onda só para acordar e para esticar as pernas. O problema foi que ao fazer isso acabou por perder a prioridade e o Leo, que teve sentado lá fora o esse tempo viu-se em posição de vantagem e soube aproveitá-la bem. A partir daí viu-se um Tiago bastante nervoso e a remar para tudo o que se mexia para tentar responder, mas sem sorte. O mar continuou uma piscina, com a excepção de 2 ou 3 onditas muito gorditas e com tanto potencial para bons scores como um deserto para ir à pesca... Lá entrou a segunda onda do heat e, com um misto de experiência e sorte, o Leonardo lá estava à espera dela e com prioridade e deu-lhe o tratamento que ela tava a pedir. Depois o Saca lá acalmou e sentou-se no outside espera da sua "pimeira" onda do heat pra pelo menos ter uma hipótese de resposta, só que a tal onda não apareceu. E pronto assim se resume o heat do nosso Saca no round 2. Mesmo no final, acho que em jeito de reclamação, o Saca resolveu ir para esquerda... Acredito que ele devia estar com vontadade fazer muito mais que isso para mostrar a sua frustação por o terem feito surfar nos 2 heats com as piores condições de todo o campeonato. Mas fez bem, engoliu como um professional e não duvido que mais tarde ou mais cedo vai finalmente mostrar ao mundo todo o seu talento.
Agora o que é preciso é deixá-lo estar no seu cantinho a reagrupar as tropas para a próxima batalha. Com certeza ele irá reflectir nos seus erros e voltará mais forte em Bells. Esperemos também que o nervosimo que mostrou (que é completamente compreensível para alguém que lutou durante tantos anos para estar ali) já estará mais dissipado. Mas acima de tudo é importante a malta continuar a apoiá-lo e a puxá-lo para cima. É que nós portugueses temos por hábito fazer o oposto em alturas destas... por isso:

FORÇA SACA!!!!!!!!!!!!!

15 comments:

Unknown said...

Botas
Comoveu-me imenso todo o teu relato desse triste heat do nosso Saca, foste direitinho a todas as questões e parece que conheces o Saca quase tão bem como eu.
è esse o espirito de confiança que temos que passar para ele, nós sabemos o seu valor e determinação.
Os portugueses realmente teem por habito bater "no ceguinho" quando algo corre mal, mas tambem sei que uma grande maioria já está a mudar o derrotismo e o pessimismo.

Obrigada pelas palavras e pelo apoio

Um grande abraço.

Graçs

Nico said...

Bingo, tas la Botas...

Agora trata de ir ate Bells, queremos report do pico...ehehe

Abraço

Pedro Arruda said...

Caro Botas

primeiro deixa que diga que não é justo deixar o pessoal 48 horas à espera do relato e das fotos do heat do Saca (eh eh)

depois corroborar o teu apelo de apoio ao Saca

terceiro e apesar de concordar contigo que o Saca teve um azar brutal no timming do heat, altura em que entavam, ou não entravam, as piores ondas, não concordo no entanto com a tua avaliação em relação aos três heats (Ben, Saca, Dane) tanto o antes como o depois os rookies souberam dar a volta por cima às condições e aos adversários

bem sei que estou do outro lado do mundo e que vi pela net o desenrolar da coisa, mas pareceu-me que o único e fatal erro do Tiago foi esperar pela melhor onda, aliás como ele próprio diz na reportagem da RTP, deu-me a ideia de que ele queria demasiado demonstrar todas as potencialidades do seu Surf, mas que achou que para isso precisava de uma onda boa, no Ondas escrevi que faltou ao Saca acreditar no seu surf, no sentido em que ele não precisa de apanhar as melhores ondas para dar o seu melhor mas que pode surfar o seu melhor em quaisquer ondas.

por último, reforço o slogan

Força Saca, estamos contigo!!

Pedro Arruda
Ondas

Anonymous said...

Procurar fazer o que se gosta,
é sem dúvida o rumo certo...

Ter momentos felizes,
nem que seja por uns instantes...

Se é verdade que o maior desperdicio da vida,
É o desperdício de talento...

Então o talento do Tiago, é sem dúvida um desses momentos!!!

Ele sabe e todos os que dele gostam, também o sabem...

Beijo Tiago, e pa ti Botas :), de uma algarvia, da nossa bela terrinha, eu a Aninhas :) :)!!!

Tempo de Viajar said...

Lembrei-me que devias andar ´por aí... ;)
Abraços!

choco said...

ma tá tude doide mó!!!!atao é só o 1º heat do homem e já tá tudo a criticar!!!na tarda muito ele tá lá em cima a fazer uns heats co kelly e a partir a loiça toda(o kelly a apanhar os bocados claro)sem desrespeitar o rei,mas daqui a pouco o rei vai ser outro e portugues....acreditem como eu!!força saca..
spotdoxoco.blogspot(actualizado ontem)

k. said...

Parabens pelas fotos!

E 'BOA VIAGEM' que dure muito, é bom sinal !

Fica bem.

Botas said...

Ola a todos!

Obrigado pelo atencao! Isto assim da' muito mais gozo, com tanta a gente a ouvir os meus dasabafos...

E desde ja peco desculpa pelo atraso na postagem das fotos do nosso Saca no round 2. A verdade que e' fiquei tao desmotivado e frustrado com o que aconteceu que nem tive pica para vir ao blog...

Graca,
acima de tudo ele ja e' um vencedor. Chegar onde ele chegou ja e' um feito incrivel, ainda mais tendo em conta a luta que ele deve ter travado com a tal mentalidade derrotista e pessimista que infelizmente reina no nosso pais. Tudo o que ele alcancar a partir daqui e' um bonus!
Bjinho!

Nico,
infelizmente nao vou poder ir a Bells... tou mesmo muito chateado por isso pois pensei que ia dar. Mas o trabalho esta' a apertar e tenho um doutoramento para acabar em 6 meses...
Abraco

Ola Pedro,
antes de mais muitissimo obrigado pelo destaque que o meu blog teve no Ondas. Isto aqui foi um alvoroco de novos fregueses! Espero que alguns se tornem locais aqui do pico nos proximos tempos.
Tens razao quando dizes que nos heats vizinhos do do Saca, os rookies ate se adaptaram bem 'a situacao, eu talvez tenha exagerado um pouquinho. Mas a verdade e' que no conjunto dos 3 heats a nota maxima foi um 7.17 do Dane... Em 3 heats do Dream Tour com os melhores surfistas do Mundo acho que e' muito pouco, e para mim a razao de notas tao baixas em 1 hora e meia de surf so' pode ter sido a qualidade e acima de tudo a consistencia das ondas...
Em relacao ao Saca ter ficado muito tempo no outside 'a espera da tal onda, isso foi apenas nos ultimos 10 minutos do heat, porque nos primeiros 20 minutos ele fez exactamente o contrario, sempre a tentar apanhar as intermedias mas que infelizmente nao tiveram potencial. Quando se viu encostado 'as cordas a precisar de uma nota bastante alta e em que so' poderia passar com uma bomba, foi entao que foi para o outside mas nao entrou absolutamente nada...
Enfim toca a mudar a pagina e curtir o resto do WCT porque em Bells a historia vai ser outra!
Mais uma vez obrigado Pedro e continua a aparecer por aqui, e' sempre bom ter mais alguem para ter discussoes saudaveis acerca destes assuntos.
Abraco

Aninhas,
sim senhor que belas palavras parece que temos uma poetiza algarvia a visitar o botasdagua. Obrigado pela visita.
Bjinho

Tempo de Viajar,
pois e' ainda continuo no exilio australiano... E tu, ja a preparar outra aventura? Espero que sim pois ja tou a precisar de "viajar" ctg outra vez.
Abraco!

Choco malino,
o poetaportuges das canarias! Bom post amigo e alta fotografia la no teu blog. Quando tiver inspirado vou la deixar um comentario.
abraco malinagem!

Ola Tatiana,
bem vinda! Espreitei o teu blog e gostei! Continua e vai fazendo umas visitinhas de vez em quando.
Bjinho

Unknown said...

Botas

Vamos sentir a falta das tuas cronicas em Bells, ja fazia parte dos que estao deste lado a acompanhar o CT, sem duvida fizeste um excelente trabalho a todos os niveis e tambem com a tua emoção, claro.

Parabens!!!!

Boa Sorte para o teu doutoramento,e, tudo de bom para ti.

Não é uma despedida, pois acredito que vamos continuar, estas conversas e desabafos.

Beijinhos
Até breve

Unknown said...

Botas

Vamos sentir a falta das tuas cronicas em Bells, ja fazia parte dos que estao deste lado a acompanhar o CT, sem duvida fizeste um excelente trabalho a todos os niveis e tambem com a tua emoção, claro.

Parabens!!!!

Boa Sorte para o teu doutoramento,e, tudo de bom para ti.

Não é uma despedida, pois acredito que vamos continuar, estas conversas e desabafos.

Beijinhos
Até breve

Unknown said...

Botas

Vamos sentir a falta das tuas cronicas em Bells, ja fazia parte dos que estao deste lado a acompanhar o CT, sem duvida fizeste um excelente trabalho a todos os niveis e tambem com a tua emoção, claro.

Parabens!!!!

Boa Sorte para o teu doutoramento,e, tudo de bom para ti.

Não é uma despedida, pois acredito que vamos continuar, estas conversas e desabafos.

Beijinhos
Até breve

Luís Sousa said...

Boas Botas, e se a malta te patrocinasse para ires a bells ias?

Não podes negar, já fazes parte do WCT na Austrália, tens que ir a Bells, vais ver que orientamos uma maneira de ires…


Aguas

Tiago Grosso said...

Grande Botas adiciona-me no MSN (tiago_grosso@hotmail.com) quando puderes para falarmos.
Um abraço!

Anonymous said...

bom ver este blog bem vivo e por um grande motivo !O Saca esta em alta pois ja se encontra no topo dos topos! na minha modesta opinião , velo e prevejo grandes performances do Saca em condições de sonho como é previsivel que vá acontecer nas proximas etapas, pois adequa-se ao seu surf! ainda vamos ter grandes alegrias! abraço e beijos para todos! Botini ,estas la!!EDDIE Arrifana

Botas said...

Graça,
espero bem que continues a aparecer por cá! Infelizmente não vou poder ir a Bells, mas mesmo assim vou tentar acompanhar o mais próximo possivel a prestação do nosso Saca durante o WCT.
Bjinhos!

Luis "Aguas",
infelizmente é mesmo mais por falta de tempo que não posso ir... Na volta ate conseguia ir mas tinha que ser mesmo só num fds... tinha que ter muita pontaria para apanhar os heats to Saca nesses dias. Prometo que para o ano vou acompanhar ambas as etapas, isto é, se ainda andar por cá claro...
Abraço

Master Eddie!
Comé moço marafado! Tudo cool como sempre my friend? A miss Gabriela tem-se portado bem? Tá prometido que lhe vou levar um koala de peluche quando for aí à terrinha!
Pois é, não duvido que o nosso Saca ainda nos venha a dar mais alegrias do que aquelas que já nos deu. Há é que ter calma...
Grande abraço Eddie!