Wednesday, February 20, 2008

O futuro está aí...

Há uns tempos atrás na minhas andanças pela net encontrei esta entrevista do Kelly Slater em que ele fala de piscinas de ondas artificiais. Fiquei bastante curioso acerca de uma nova tecnologia de que ele fala bastante entusiasticamante e da qual ele adquiriu parte dos direitos, chamada The Ring. O site deles não dá muita informação e desde que o descobri, há ja mais de um ano, que não é actualizado, o que é um pouco esquisito. Mas o Rei Slater já provou que para alám de ser um surfista incrível, também é um rapazinho bem esperto e se ele fala tão bem e se investiu neste novo modelo de piscinas de ondas é porque deve ser uma coisa credível.

O conceito é no mínimo incrível, mas até parece fazer bastante sentido, já que basicamente mimetiza um swell constante a bater num reef pequeno, formando ondas virtualmente intermináveis. Não sei ao exacto como funcionará mas, com base nos meus conhecimentos rudimentares de engenharia e movimento de fluidos, arrisco que deve envolver uma plataforma desnivelada subaquática que se movimenta constantemente em torno de um eixo e que provoca um desnível à superfície, criando então as nossas queridas ondas. E o número de ondas surfáveis ao mesmo tempo deve ser portanto proporcional ao número destas plataformas. Na imagem que ilustra este modelo e que aparece no topo deste post, diz que podem ter 40 surfistas ao mesmo tempo! Digam ai os engenheiros o que acham disto...
O que é certo é que existem já há uns bons anos umas piscinas de ondas artificiais à maneira. Para quem pensa que as ondas destas piscinas são pequenas, sem força e só marginalmente surfáveis, então dê uma vista de olhos a este vídeo filmado recentemente numa piscina no Japão, o Ocean Dome, com os júniores australianos a partir a loiça toda. Os tubos até mandam bafo! Não me importava nada de ter uma coisa destas ao pé de casa... O problema é o dinheiro que custa. Pelos vistos um grupo pode alugar a praia por uma noite por 600€ e dá direito a 160 ondas... Ui até dói! Mas se fizermos bem as contas, com o preço dos combustíveis e com a cambada de Kms que a malta faz muitas das vezes para apanhar apenas meia dúzia de ondas, não sei se até não é bom negócio. Isto é, se um gajo tiver mesmo só numa de encher o papo de ondas, mesmo sendo artificiais e com sabor a cloro...

E já agora espreitem também o seguinte vídeo com outro modelo de ondas artificiais de uma empresa neo-zelandesa que parece bem promissor:

Com o número de surfistas a aumentar exponencialmente e o crowd cada vez menos civilizado, prevejo que nos próximos anos estes modelos, bem como outros que também já ouvi falar, vão tornar-se uma realidade e a aparecer que nem cogumelos um pouco por todo o mundo. Parece que também já estou a ver um circuito mundial só de piscinas de ondas e a existência de um campeão mundial de surf em água salgada e outro de água doce... Haha!

2 comments:

Anonymous said...

Boa postagem!

Anonymous said...

Faltava isto no PXO para aquilo ser o paraíso e poder mudar-me para lá.. faltam as ondas mas o vento está lá.. é bom pra tudo menos para o surf. E era capaz de ser um negócio bem lucrativo..
bjs

ines