Monday, November 26, 2007

O Viajante de Cristal

No seguimento do meu último post decidi escrever um pouquinho sobre George Greenough e sobre o seu filme Crystal Voyager, quanto a mim uma obra-prima de cinematografia que transcende apenas o surf.

Crystal Voyager é um filme obrigatório para os interessados nas personagens e raízes do surf moderno e principalmente na evolução do design e da construção dos nossos brinquedos de mar. Filmado na California e Austrália entre finais dos anos 60 e inícios de 70, em plena loucura hippie, muito basicamente o filme é uma viagem psicadélica pelo Universo de ideias e invenções de George Greenough.

Este filme mostra pela primeira vez filmagens dentro do tubo feitas com uma câmara inventada pelo gajo e que pelos vistos inspirou a construção das câmaras estanques actuais. George ficou também na história do surf como sendo o inventor da quilha moderna. Este filme tem imagens e ângulos de uma beleza incrível e completamente revolucionários para a época e que se tornam quase transcendentes com a banda sonora dos Pink Floyd, que pelo que li forneceram a banda sonora gratuitamente (só mesmo nos inocentes anos hippies...!). Ainda não experimentei, mas acho que para compreender completamente a visão de Greenough é preciso ver o filme com algum tipo de estímulo químico... Ou então depois de uma bela sessão de surf, quando ficamos assim meio naquele estado de transe...

Considerado por muitos como um iluminado, que muito a propósito até rima com flipado... (o gajo só usou sapatos 3 vezes na vida... pelos vistos até voa em primeira classe só para não ter que usá-los!), George Greenough nasceu em Santa Bárbara, nos EUA, mas vive desde à uns 10 anos na Austrália, em Byron Bay, o que não é surpresa nenhuma para quem conhece aquela vila cheia de mística, que desde os anos 60 atraí músicos e artistas de todo o Mundo. Podem ler aqui um texto do meu amigalhaço Francisco “Carekka” sobre este lugar mágico e sobre um incrível fim-de-semana que lá passámos, naquele que é o ponto mais Este do continente australiano e talvez por isso também o mais magnetizante (este texto foi publicado recentemente na revista Soup).

10 comments:

Miguel ABP said...

Um homenzinho interessante, sem dúvida. O novo filme do maluco tb promete, "DOLPHIN GLIDE", altas imagens.
O alentejano já tá aí ctg? Esse gajo vai-se passar aí! eh!
Abraço

Botas said...

Ehh Mike,

pois e' hoje 'a noite vou buscar o Johnny ao aeroporto aqui em Brisbane. Ele ainda ta em Sydney, provavelmente a tirar as mil e uma fotografias da prache com a Opera House de fundo... Haha!
E amanha bem cedinho uma sessao em snapper pro johnny molhar o rabinho no Pacifico pela primeira vez. Apesar de tar pequeno dao sempre umas direitinhas. Vamos la ver se entra uma ondulacaozinha pro Aletejano ver o superbank a funcionar como deve de ser... ainda vais a tempo o' Miguel!

abraco,
botex

Miguel ABP said...

...sacana do alentejano, vai-se baptizar no pacifico. O wetsand dá subida de mar p a goldie a partir de sáb. Arranjem-me aí uma obra p trabalhar q compro já o bilhete. Epah, nem q seja a acartar baldes de massa!! (part-time, claro... eheh)
Vão dando noticias,

Abraço

Anonymous said...

Já fiz a minha estreia, snaper quase que nem mexia. Como qualquer estreia, seja de prancha nova ou de mar, nunca é feito em mar perfeito. Snaper tava a dar umas ondas na maré vazia, mas com o roteiro das surfshop´s a tentar arranjar uma prancha aqui para o JE, deixamos esta subisse de nível ......e népia. Para salvar a estreia deve de ser em Duranbah. Meio metreo mexido, mas água quente e azulinha, coisa que não aconteçe mt por aí ( às vezes na ilha mas é diferente).
Um abraço.



J.Alentejano

Anonymous said...

Granda joão finalmente no pacifico,espero qua a viagem tenha corrido bem.Em relação as ondas acho que até foi melhor assim porque assim mentalizas-te para um mar maiorzinho,imagina chegares ai e tar ai uns 3 metros a bombar valente com grandas tubaças,ias-te borrar todo hehehehehe.Manda abraço ao ao botini(polvo) e boas ondas ok,cuidado com os tubarões hhehehhe

Anonymous said...

Não sei porque mas o bacano George Greenough faz-me lembrar o mestre Xú.Sempre com ideias malucas e todo marado hehehhehe
Mike já vi que sabes ler o blog do gajo pois o novo filme dele já saio e até já vi uns excertos na net,vê-la se acartas ai uns baldes em part-time heheheheh para irmos para o ano ter com botas ok

Miguel ABP said...

Ganda alentejano aussie!! ehehe Isso vai bombar este fds, tem calma. E então, q tal é pôr essas nalgas alentejanas de molho no pacifico? Olha, se encontrares o fanning dá-lhe os parabéns e manda beijinhos à namorada do mike.

Abraço, curte isso e continua a dar noticias

Anonymous said...

At�o Botild t�-se m�n?
Como n�o podia deixar de ser , tinha que fazer um comment as este Post ESPETACULAR.
J� n�o � novidade para ninguem a minha "liga�o" surfistica a George Greenough . Achei que deveria de dar uma achega � quest�o do relacionamente entre Greenough e os Pink Floid que tu aqui falaste. O mestre do keenboard tinha grande panca com os Pink Foid e quando fez o Capitulo "Echoes" do filme a que te referes (Cristal Voyager), pedio-lhe, aos Floid, a autoriza�o para usar uma musica deles com o mesmo nome, e a resposta foi : N�O !
Bem, o compadre Greenough n�o se comtentando com a resposta decidio lhes propor que vissem o filme e este capitulo em quest�o para fazer com que mudassem de opini�o e para discutirem qual seria o valor a pagar. Os gajos ao verem o filme e como viviamos uma epoca t�o psicad�lica ou psicod�lica os Floid aceitaram sem discuss�o a possibilidade de ter o musica deles nesse filme e mais gratuitamente. Coisas das hist�rias de George Greenough.
Se come�ei por fazer a primeira parte de um Post desta lenda do surf e tu fizeste e com muita qualidade duas abordagens, cito post's, sobre ele penso que em breve irei fazer um quarto Post sobre ele, se n�o te importares.
Acho que n�s temos dado um pouco de forma�o sobre um individuo que poucos ouviram falar mas que para muitos ( Rabbit, Mark Richards, Tom Cuurren ,Shaun Thomson entre outros) o consideram um dos pilares do actual surf moderno.
Desculpem se isto ficou muito compridomas achei que deveria de fazer um "Post" ao blog do Botas pois acho que ultimamente ele tem apostado bem nos assuntos que tem falado.
Parabens Botilde e at� j�...
Etienne

Anonymous said...

boas ondas por ai alentejo, abraço botini! eddie

miguel vieira da motta said...

Ganda Alentejano, tenho pra mim que vais surfar mais nas grandes mamas das aussie que no mar, pois as bifas querem é alentejanos.
Boa sorte e faz a surfada da tua vida tem cuidadao é com os alfaiates que costuma andar por ai a nadar..abração amigo

motta