Tuesday, November 20, 2007

Um encontro com a História...

No outro dia fui mandar uma surfada à Sunshine Coast com o meu amigo Zé Gonçalves, um tuga australianizado que já vive por estas bandas há quase 20 anos. A Sunshine Coast á uma faixa de costa com uns 100 Km de comprimento e que se encontra a Norte de Brisbane. É considerada quase a antítese da famosa Gold Coast, que está a sul, isto porque é muito mais relax em termos de crowd apesar de também ter altas ondas, tais como as direitas de Noosa ou os Reefs de Kings Beach, mas também por ser uma zona onde se estabeleceram muitos dos australianos que quiseram fugir ao "stress" das metrópoles do Sul (Sydney, Melbourne e Adelaide) e que procuram um estilo de vida mais cool e claro, com muito surf!

Voltando ao assunto deste post, antes da dita surfada passámos na casa de um amigo do Zé por causa de umas cenas de trabalho que ele tinha que tratar. Enquanto ele falava com o bacano eu fiquei ali pelo quintal e reparei que ele tinha uma casota cheia de posters de surf nas paredes (e de umas boazonas também!). Espreitei lá para dentro (mesmo à bisbilhoteiro) e vi várias pranchas, entre as quais uma fish, uma mini-gun e um longboard. Mas o que me chamou mesmo a atenção foi uma prancha pequena e com um shape completamente diferente que tava lá num cantinho. Era uma "tábua" mesmo pequena (5' qualquer coisa) e super pesada, feita de fibra transparente de uns 2cm de grossura no meio, umas bordas cor-de-laranja muita grossas e com uma quilha enorme. Veio-me logo à uma memória uma prancha de kneeboard similar que vi num filme que o Etienne me arranjou há uns anos, chamado Crystal Voyager.

Mas o engraçado foi a história de como o bacano se tornou dono da prancha. Pelos vistos ele comprou um jacuzzi para pôr no quintal por 1.000 dólares através de uma anúncio no jornal. Quando o foi buscar o dono vira-se para ele: "Fazes surf, não é? Tenho praí uma prancha velha que já ando para me ver livre há uns tempos, se quiseres podes levá-la como bónus pela compra do jacuzzi...". O bacano aceitou claro, mas sem ter a mínima ideia do real valor da prancha. Só mais tarde um shaper amigo viu a prancha e ofereceu-lhe imediatamente 10.000 dólares! Resultado: a pranchinha é uma "Spoon" original de 1968, shapeada pelo próprio George Greenough e existem mesmo muito poucas ainda... uma autêntica relíquia!

16 comments:

Anonymous said...

Eh lá sou o primeiro a deixar um post...
Os artigos estao cada vez melhores, eu já venho dar uma vista de olhos de vez em quando só para relaxar e invejar o Joao!

Oi Alentejano! Sou-te sincero sou um bocado amador nesta coisas do surf, tal como o Nanny era mais confortável andar no mar de barriga para baixo. Acho que a prancha se ajeita a verdes? Se achares que sim o negócio tá fechado.
Deixo aqui o meu mail ai prá malta, qualquer coisa já sabem.
ricardoapgarcia@gmail.com

Anonymous said...

Epá em vez de acho era achas :)
Abraço Garcia

Anonymous said...

bom post botini! bom bom era uma surfadita nessas bandas! abraço eddie

Anonymous said...

bom post botini! bom bom era uma surfadita nessas bandas! abraço eddie

Anonymous said...

bom post botini! bom bom era uma surfadita nessas bandas! abraço eddie

Nany said...

Hée botas granda prancha essa!!!Tinhas que ir bisbilhotar o quintal do bacano eheheheheh,descobriste uma granda reliquia tem alto bom aspecto.
Garcia vai em frente tudo se aprende com pratica ,vê-la depois de tantos anos a fazer bodyboard e agora faço longboard e não tem nada a ver o bb com o lb tudo é diferente desde a remada a´surfada ,se queres apostar no surf tens que praticar muito é como andar de bina pela primeira vez começas com as rodinha pequenas atras e depois tiras.Vai em frente e muita garra e força de vontade,esquece a falta de jeito e o estilo pq muita gente dá importancia a isso e não vai a lado nenhum.
Abraço Nany
Abraço Nany

Nany said...

hé malta alguem sabe do choco????????á muito que não comenta aqui no blog.Será qua a prancha dele afundou???ehheehhehehehehe XHOCO onde é que andas??????

etienne neto said...

Acredita que quando vi este post fiquei arrepiado.
Dass, eu fiquei stoke com o surf por causa duma prancha dessas, como tu sabes.
Já chatiei o Octávio para fazer uma spoon para mim. Não é pêra doce fazer um tabuão desses mas o surf é totalmente diferente.
Devemos ter a mente aberta a novas espriências no campo surfistico, CLARO, e a spoon dá nos isso com certeza.
Grande post ó Bota Botilde, Grande post mesmo.
Vê la se trazes essa tabua em Maio, diz-lhe que lhe oferces outro Jacuzzi made in Portugal.
Depois enfias o gajo numa banheira e mandas um belo par de peidos. "Jacuzzi à Portuguesa ó bacano."

Mestre Botas, aquele abraço e até já.
Etienne

J.Alentejano said...

Pessoal.....está tudo a curtir o tabuão da idade da pedra....
Botas para a semana tens de me levar a ver isso e a
Garcia a tábua está à tua espera, tá na garagem parada à mais de 10 meses, sabes como é um gajo vai adquirindo pranchas mais recentes e as velhas são encostadas a um canto. Até que surge a oportunidade de voltarem a entrar em acção outra vez.
De momento tou em preparativos de viagem para me juntar ao amigalhaço Botex na Goldy como dizem os local mate´s australianos, embarco este sábado 24 de Nov. e só regresso a 14 de Dez. Nessa altura posso enviar-te as fotos da tábua.
Mas entretanto vou andar a vaguear literalmente no outro lado do mundo.


Um abraço a todos.


J.Alentejex

Botas said...

Vê lá "cunhado" não te deixes ir na conversa do Alentejo, o homem é ciganito!!! Haha!! Tou no gozo claro!! Segundo o que me lembro era uma boa tábua.

Eddie: se queres mandar umas surfadas por estes lados junta-te ao Johnny, ainda vais a tempo!! Haha! Mas a sério, já pensaste em vir-me fazer uma visitinha!?
E que tal os meus amigos e assíduos aqui do blog juntarem-se para virem cá?! Vejam lá, já só tenho mais um ano para acabar o doutoramento!!

Etienne, realmente só me lembrava de ti quando tava lá com a tabuinha. Pensei logo que ias curtir bué tar com aquele brinquedo na mão... Tenho um postzinho sobre o Greenough para sair brevemente que acho que também vais curtir...

Quanto ao Xoco também já reparei que o moço anda desaparecido. No MSN dele diz qualquer coisa sobre uma casa nova, provavelmente ainda não tem net... Ó Xoco orienta-te lá que a malta tem saudades tuas!

Johnny aceleraaaaaaaaaaaa!!! Este fds vai tar um swell razoável, vamos lá ver se se aguenta até chegares!
Nem acredito que finalmente vou ter um amigo que me vem visitar! (sem contar com o Puto e os gémeos Guichard...)

Anonymous said...

Boas... volto pra deixar 1 sugestão ao Garcia d q deve ir por uma tábua grandita, pois nesta fase ((faixa étaria(hi,hi,hi)) da vida será + fácil/ rápido, s optar dessa forma... Digo isto pq ele ja m pediu a minha Vergílio Augusto (1a pranchinha)! Temos d puxar pelo Mestre XúZemiro pra comentar e aparecer... Gostava bastante d poder acompanhar o Alentjano e ir até "Down Under", a ver...qq dia!

"andorinha"
BOAS ONDAS!!!

p.s. Garcia fala c o Xú, ele poderá ajudar na busca da pranchina.

Nany said...

hehehehe grande andorinha...cumprimentos ai do Nany.
Boa,curti o comentario e incentiva o produto nacional,acho que o mestre xu já esta á altura de satisfazer a malta pelo menos o prototipo de Xúsurfboards já rola ai nas ondas tavirenses ehehhehehe.
Garcia podes sempre comprar ai uma prancha baratinha tal como ao do joão alentejo e se precisares ai duns remendos baratitos e duradouros o mestre xú desenrasca ai a cena.
Abraço a toda a malta amiga

choco said...

camada de maricons...um gajo a bulir que nem um cao e a mudar de casa sem poder molhar a peida e voçês a falar de surf,ondas e tabuas....cabrones!!!!já tô cheio de inveja....e tô de volta...abraços a todos e toca a ir comentar o meu blog tambem..ja là tá um post novo!!!
spotdoxoco.blogspot.com

J.Alentejano said...

É assim pessoal ( são 2:20 da matina de 24 Nov) encontro-me neste momento em casa da minha irmã em Lisboa. Evidentemente nos últimos preparativos da viagem.........mete, tira, aperta, aconchega, isto está a mais........os filmes do costume quando chegas à conclusão de que a mochila pesa para cacete, e já faz doer as costas e ainda a viagem não começou. Bom o que interessa é que falta cerca de 3 h para embarcar nesta grandre saga que será o viagem, entre a euforia e os aviões incluíndo escalas.
Estive a ver as previsões de mar, e pareçe que vai entrar umas onditas do outro lado do mundo ( mas nada de especial na zona) mas efectuando a comparação aqui com o nosso bocado de terra à beira mar plantado. Espero que compense a viagem, mas se for o mar será a visita ao amigalhaço Botas de certeza.
Vou dando notícias.


Mike ainda vais a tempo!!!!!!!!!


J.Alentejano

Nany said...

Granda joão allen.Faz boa viagem e diverte-te a fazer aquilo que mais gostas,surfar,surfar e surfar manda um granda sapa ai ao botas por mim.abraço granda e boas ondas
Botas para o ano prepara-te que vou ai ok!

Nany said...

Chxoco!!! granda maricas já cá estás,ai é que é bulir que faz bem á lombeira.Parabens pela casa nova e vai dando noticias
Granda Abraço Nany