Thursday, September 18, 2008

Emigrar pra Terra dos cangurus

Se calhar alguns de vocês já leram o artigo cujos scans vos mostro neste post. O artigo saiu recentemente na revista Visão e é sobre uma nova onda de emigração de jovens Portugueses em direcção à Austrália. Volta e meia recebo emails de pessoal a peguntar-me pormenores em relação à minha experiência e sobre como vir para cá e este artigo, apesar de pequeno, é bastante elucidativo. Em relação à minha experiência digo-vos que recomendo a 100% e que não me arrependo em nada de me ter mandado de cabeça para o outro lado do Mundo. Isto por várias razões: a beleza natural do país e a forma activa de preservação da mesma, o clima de Queensland (t-shirt o ano todo!), a qualidade e consistência do surf, mesmo apesar do crowd, a temperatura da água (desde que cá estou só usei o fato completo uma meia-dúzia de vezes). Mas acima de tudo pela excelente qualidade de vida e pelos australianos serem extramamente acolhedores para com os emigrantes e serem um povo que acima de tudo gosta de gozar a vida, de preferência ao ar livre, e quase sempre com uma cervejinha na mão, uma piada na ponta da língua e um olho no próximo set...

(cliquem nas fotos para lerem o artigo)

9 comments:

Anonymous said...

Estou a pensar em emigrar para aí com a menina. Tenho imensas perguntas para te fazer. Para já, arranco de férias para Bali amanhã, qd voltar logo te vou pedir ajuda! As melhoras! Abraço. Rui Franco

Ines said...

A Australia tambem faz parte dos meus planos.. Quero ir primeiro 6meses e depois logo se ve.. Mas ja digo isto ha tanto tempo que so quando me vir de malas feitas é que acredito..

luna said...

Ainda n tinha lido o artigo da Visão, apesar de nao haver ali nada que ja n tivesses transmitido.. é aliciante, muito mesmo. qd deres por ti estás rodeado.chegarás a pensar k estás na tuga land lol pena é haver tubaroes por todo o lado =/

JPires said...

Grande Johnny, pois é todos estes relatos são pura realidade, e tu que praticamente já saltas como os kangurus que o digas. Quem visita este país magnifico fica com as sensãções transcritas no artigo. Eles são muito simpáticos, e metem-se com as pessoas, perguntam de onde és se estás a gostar do país, dão-te conselhos sobre locais a visitar. Só é mesmo pena ficar do outro lado do mundo. MAs talvez seja esse o factor para que seja um país tão desejado e com tanto para ofereçer.

Um conselho : SE PUDEREM VISITEM A AUSTRALIA , vale todo o investimento.


J.A

Anonymous said...

... se não fosse esta costa vicentina magnifica e as suas ondas cristalinas , talvez pensasse no assunto! he he ! acho que fizeste muito bem, pois ja não es o mesmo Botini que conhecemos! decerto essa experiência te fez amadurecer e crescer bastante! asta e melhoras! EDDIE arrifana

Botas said...

Oi Rui, boas ondas ai para Bali, cuidado com a curva do warung a caminho de Uluwatu onde os gemeos se iam matando! Haha! Manda vir essas perguntas!

Ola Ines,
isso de andar a engonhar nao leva a lado nenhum, compra o bilhete, faz as malas, despede-te do trabalho e ...Australia! Nao te vais arrepender! Beijinho!

Pois e' Luna, parece que isto vai estar apinhado de tugas! Ja ca andam uns quantos, mas sei que a a maior parte se manda para Sydney ou Melbourne... Nao sabem o que perdem... BNeisbane e a Gold Coast e' que e'! Em relacao aos tubaroes, a verdade e' que e' "mais fame que proveito", mas que eles andam sempre por ai nao e' mentira nenhuma. Ja ca' estou ha' 3 anos e meio e mesmo assim e' uma fobia que me esta' sempre a atormentar em todas as surfadas... Pode ser que passe... Beijinho!

Eh Compadre Alentejo!
Fogo meu, ja vai fazer quase um ano desde que me vieste ca' visitar, o tempo passa rapido... Ja estas a juntar dinheiro para a proxima visita aqui ao teu amigo? Da proxima ja podes trazer a familia! abraco!

Pois e' Eddie, tu e' que foste esperto! Isso ai ainda um paraiso, mesmo com as toneladas de bifes que invadem essa zona no verao! Quando (se) voltar ai para a terrinha nos proximos tempos, na volta ainda me torno teu vizinho... Que saudades de uma bela surfada na P da A, na companhia da maltinha. Fogo ate tenho saudades da agua fria, se e' que isso e' possivel...
Em relacao 'a experiencia australiana, pode parecer um cliche', mas acho que sair ai da terrinha por uns tempos e' mesmo imprescindivel para abrir a cabeca e expandir horizontes. O que me assusta e' que estou a "amadurecer" muito rapido. Porra daqui a pouco ja tenho 30 anos! Haha! Ja quase cheira a podre da tao maduro! Hahaha!
Grande abraco compadre!

luna said...

..é que essas descrições metem inveja, pah! apesar disto ser bom (às xs) uma pessoa fika assim a imaginar esse lado. mas ta claro! pó pé de si caro amigo! Brisbane e GoldCoast na mira, pa fazeres de ama-seca da Luna-Girl (; qd ela tiver idade pa basar daki hehehehehe k «isso» ainda fika 'fora de mão'..

Anonymous said...

Caro Botas,

Ja voltámos de Bali, e já estamos com a cabeça na Austrália!

Precisamos do máximo de dicas sobre o que é necessário para ir para aí, conselhos sobre o que fazer e não fazer.. Como foi o teu processo burocrático etc etc..

Se não te importas, deixo-te aqui o meu e-mail para podermos falar menos "publicamente".

Em que área trabalhas tu?

ruivazfranco@gmail.com

Muito obrigado pela ajuda!!

Abraço,

Rui Franco

Anonymous said...

Boa Noite desde Aveiro.

Excelente Blog. Parabéns antes de mais. Muito contagiante este tópico. Eu tb estou a iniciar o processo de emigração. Sei que deve ser super enfadonho a malta estar toda a "sarnar" neste tema mas acredita que só se não puder mesmo. Deixo aqui o meu e-mail para quem quiser falar sobre o processo de emigração : design.lmgraphics@gmail.com

Força aí Botas, parece que o pessoal vai-se encontrar por aí um dia destes para tomar um copo. Olha já agora podes dar aí umas dicas do local onde estás ? Será que um designer gráfico se safa por aí ?

Abraço e felicidades para todos...