Tuesday, September 30, 2008

Para os que acham que a interpretação que tenho feito das performances e resultados da Saca no WCT são apenas a visão cega e parcial do patriotismo:

"To my mind the unluckiest surfer this year has been Tiago Pires. At most contests he has posted some of the highest scores in any round, only to be beaten by an inspired performance. He should have nailed a couple 5ths and 9ths to go along with the impressive Rip Curl Pro Search 3rd, but he finds himself languishing at #32, even though he has been surfing like an ASP Top 10er." Wayne Bartholomew, ASP Intl President.

10 comments:

Anonymous said...

Acrescento a parte em que ele sublinhou que o Saca tem mostrado surf de Top 10. Não que nós não o soubessemos mas vindo do Rabbit, nesta altura do campeonato (literalmente), é de destacar. um abraço e Go Saca!

Anonymous said...

Destaco, aliás! A única coisa que acrescento é mais um GO Go GO Saca!

choco said...

olha..o gajo ao lado do saca...devias ser tu botas..tas a falhar..
spotdoxoco

Botas said...

Oi MC,
acima de tudo e' um grande elgio por parte de alguem que sabe do que esta' a falar e que acompanhada muito de perto a competicao. Confirma tambem que nos os tugas que apoiamos o Saca nao somos uma cambada de ceguinhos e exagerados, que so' dizem bem das performances do Saca so' porque somos portugueses. Ele tem efectivamente surfado muito e a estas alturas deveria estar com a permanencia garantida e ser Top20, no minimo. Mas como se nota ele nao perdeu a garra e determinacao e portanto acredito que pro ano la esteja outra vez no WCT, mesmo que seja via WQS. E pro ano confio que a historia sera' outra. Forca Saca!

Ehh xoque!
Se a ASP me der o injury wildcard para correr o circuito pro ano, se calhar vou ser eu ali na foto ao lado do Saca a lutar pelo titulo de Campeao do Mundo!! Haha! Da maneira como a minha recuperacao esta' a correr, pro ano ja esterei pronto para a primeira etapa do ano aqui em Snapper Rocks, e se calhar vou ter o fotografo Joao "Xoco" dinis a fazer a fotoreportagem do meu retorno! Isso e' que era! Haha!
abraco malino!

O que e' que aconteceu aos meus fregueses habituais?! Isto anda muito calminho aqui no blog nos ultimos tempos...

Botas said...

Granda Saca!!!
Acabou de dar na pa' do Reinaldo.
Bora! All the way up man! E sem bigode! Imaginem se tivesse...

Unknown said...

ola Botas , nao fiques triste , eu ando por aqui sempre,mas tive em frança e fiquei com mau feitio...
já passou...
agora tou a preparar a mala pra Mundaka,
é um feeling!!!!!
e quem é esse Dane , dane quê??
o tal tava sempre a fazer altas manobras no heat do Saca? ( palavras dos comentadores claro)
esqueçem da garra do bicho se vem onda ninguem o agarra...
Mas gostei mesmo foi do Kelly e o Samuels a verem o heat..
Bem vamos esperar que o nosso menino tenha a estrela que ta a faltar neste campeonato.beijinho grande

choco said...

saca..presidente...essa foi a melhor da entrevista..arrasou e apesar do mau portugues do entrevistador(mais espanhol que outra coisa)deu pa entender que o rei...é presidente de portugal..bora saca!!!!!
spotdoxoco

Ines said...

Os fregueses andam aí mas caladinhos.. =) Esse joelho?
Em relação ao tema, eu tenho pena é que atletas como o Saca não tenham o apoio dos portugueses no geral. Isto é, há determinadas modalidades (e não são assim tão poucas!) em que os atletas portugueses estão no topo das competições mundiais e os únicos portugueses que os apoiam são os que gostam, praticam ou por alguma outra razão, seguem essa modalidade.. Já me cansa um bocado aquela história de por a bandeira nacional na janela por causa de uma selecção de futebol quando afinal somos representados por tantas selecções nacionais, tão bem ou melhor que a da bola. Isto porque, parece-me, o apoio de um país torna tudo muito mais motivante e tenho pena que, entre outros, o Saca não o sinta "na pele". Bora lá Saca =)

Tiago Grosso said...

OI Botas

Já que estamos a falar do Saca aproveito também para dar a minha humilde opinião. Acho que a única coisa que lhe está a faltar é mesmo apanhar mais algumas ondas nos heats. Parece que por vezes fica demasiado tempo à espera de uma onda que não vem como se ele tivesse dependente de uma onda melhor para passar. Ora eu acho que ele não precisa necessáriamente de apanhar as melhores ondas mas sim surfar mais ondas por heat. Com o Buchan por exemplo naquele heat de França se tivesse apanhado mais ondas se calhar teria tido mais sorte já que o mar estava uma lotaria daquelas - O Buchan por seu lado andava doidinho a apanhar quase tudo o que mexia. Em Mundaka também me pareceu ver um bocado essa estratégia no heat com o Buchan (sempre ele). É que custa um bocado vê-lo perder para um surfista que não tem metade do surf dele mas que se calhar compete melhor... pelo menos quando as ondas não estão a colaborar.

Um forte abraço

Botas said...

Ola Graca,
infelizmente nao foi aquele resultado que todos queriamos, mas 9 lugar nao esteve mal. Nao foi o suficiente para garantir a permanencia, mas tambem nao comprometeu e ainda esta' tudo em aberto. Tendo em conta tambem o WQS, acho que por uma via ou por outra, ele la estara' outra vez pro ano e concerteza mais forte e mais experiente. Mas mesmo ssim continuo a achar que "Em bigode que ganha nao se mexe"! Hehe!
Bejinho

Ola Ines,
o joelho esta' fixe e segundo o meu fisioterapeuta a minha recuperacao esta' a ir a um ritmo acima da media. Esperemos que continue assim! A minha meta e' poder surfar em Fevereiro, 6 meses depois da operacao.
Quanto 'a pouca divulgacao e visibilidade em Portugal de outros desportos que nao sejam o futebol percebo perfeitamente o que dizes. Uma coisa que me impressionou quando vim para ca' foi a quantidade de desportos diferentes que teem destaque na midia e que o publico apoia. Claro que por aqui o Rugbi, o Aussie Rules (um desporto que so' e' praticado aqui) e de certa forma o criquete, teem um destaque especial, mas muitos outros, tais como o Surf, aparecem sempre. Na parte das noticias de desporto no telejornal, ha' sempre foco sobre bastantes desportos e passa quase sempre um pequeno resumo quando ha etapas do WCT. Coisas de Primeiro Mundo...
Mas neste caso acho que o Saca nao se pode queixar de falta de apoio da comunidade surfistica. A malta ta' sempre em peso na net a mandar mensagens e dar forca e ele ja por varias vezes frisou isso. Pode ser que esta febre se espalhe por outros desportos e ajude a mudar um pouco o foco... Ja agora... Bora Saca! Esta' tudo em aberto!
Beijinho Ines!

Oi Tiago,
de certa forma concordo contigo, pois tem sido isso que infelizmente tem acontecido muito. Mas acho que este ano, salvo algumas excepcoes, grande parte das etapas e em especial muitos dos heats do Saca, teem sido realizados em condicoes muito inconsistentes. Ou seja, nas condicoes que se esperam do Dream Tour, com boas ondas e com sets consistentes, a tactica de esperar pelas boas e', normalmente, a que da' melhores resultados. Claro que e' ai que entra o factor de adaptabilidade 'a condicoes, em que gajos como o slater sao mestres. Por outro lado, feliz ou infelizmente, o surf de competicao e' um "desporto" em que a sorte pesa muito. Se em alguns desses heats que o Saca perdeu por ter sido demasiado paciente e por nao terem aparecido ondas boas tivessem ao inves entrado umas boas mesmo no final e o Saca as tivesse apanhado e destruido, como alias aconteceu em Bali, estariamos todos aqui a dizer que o Saca competiu muito bem pois soube ser paciente e esperar pelas boas. O que eu sei e' que ainda bem que o Buchan nao e' daqui da Gold Coast, porque nao sei se me era capaz de conter se passasse por ele muita vezes na rua! Haha!
Abraco e... Go Splash Mag!