Thursday, July 24, 2008

(Mais) Nove meses sem surfar...

Foi este o veredicto da minha conversa com o cirurgião que me vai operar à ruptura total do ligamento anterior cruzado e à fissura grave do menisco. Ele contou-me os pormenores todos da operação, quantos buracos vai fazer nos ossos, quantos parafusos vai meter, quantos cm de tendão me vai tirar para usar como ligamento, quanto vai custar, etc. Mas o que me ficou mesmo a ecoar no miolo desde então foram mesmo essas palavras "It seems you wont be able to surf for a minumum of nine months mate...". A juntar aos 2 meses sem surf que já tenho acumulados, pois já não surfo desde o nosso Encontro da Malta no Amado, vão ser no mínimo 11 meses no total sem surf!

Não deixa de ser "engraçado" que o meu ultimo surf acabou por ser aí em Portugal e rodeado dos meus amigos cheios de boa onda... Desde que voltei já estive tentado várias vezes a voltar para a água pois até têm entrado umas ondas bem boas de vez em quando, mas sinto o joelho tão instável que me arriscava a rebentar com isto tudo! Enfim...

Mas por outro lado até estou contente pois finalmente vou tratar deste problema que já me anda a atormentar há bastante tempo e, se tudo correr bem, devo ficar com isto como deve de ser ou perto disso. Tem sido bastante frustrante para mim notar que desde que tive os primeiros problemas com o joelho, há já uns bons 7 ou 8 anos, o meu nível de surf tem piorado progressivamente e especialmente no último ano, em que a situação piorou bastante. Isso tem sido uma das piores coisas desta porcaria de lesão, sentir a falta de confiança em fazer certas manobras e movimentos mais críticos que antigamente não eram problema. Parece que a pouco e pouco fui "desaprendendo" e sinto que quase me tornei num paparuco! Hehe!

Vai ser difícil estar tanto tempo sem surfar, especialmente agora que ando bastante stressado pois tenho apenas mais 6 meses para terminar o meu doutoramento. Como todos nós bem sabemos, não há melhor cura para estes stresses do dia-a-dia do que uma boa surfada. A água salgada e especialmente um bom tubo fazem milagres para "limpar" o cérebro, que depois parece ainda funcionar melhor e vemos tudo bem mais claro.

Para vocês vai ser bem bom não terem que aturar com os meus posts a gabar-me das surfadas que mando aqui por terras australianas, sempre a tentar meter inveja! Vejam lá se têm pena de mim e não me piquem muito com as histórias das vossas surfadas!! Haha!

Abraços e beijinhos pessoal!

23 comments:

D. said...

Animo Joao, vais ver que vais ficar como novo e em vez de perderes 11 meses de surf ganhas 11 anos de surf de alta qualidade!
GOod luck for the operation mate!!!
Abraço do Garcia!
P.S - Posso-te pedir emprestado o strap? - Desculpa o mau timming :)

Botas said...

Oi Garcia. Obrigado meu, tou mesmo so a tentar pensar nos proximos 11 anos de surf da "alta qualidade" que veem a seguir! Deixa la ver se ainda vou a tempo de chegar ao WCT! Hehe.

Olha o "strap" que ta' na tabua JS que tenho la' em casa e' do Joackim/Luca por isso vais ter que lhes cravar primeiro. Mas homem gasta ai 20 euros e compra um novo... E' que aquele ja ta' assim meio pro vai-se-quase-partir e depois vais ter que entrar em despesa. Vai ter com o Rafa 'a Ericeira Surf Shop do Forum de Faro que ele orienta-te.

Abraco!

Niegà said...

Animo!

Time to take up bodysurfing (e nao bodyboarding...).

Niegà

Botas said...

Eskerrik asko Niegà!!!

Por acaso bodysurfingn ao e' ma' ideia e ate da' para fazer uns tubinhos e tudo!

Miguel ABP said...

xii amigo, tá mau. Isso de surfar por temporadas "Não dói-surfa", "dói-tá quieto" é uma bosta. Qd um gajo começa a surfar melhor, dq começa a dar gozo, calha sempre na temporada do "dói-tá quieto" :/ . Ando no mesmo registo. A faca é lixada, mas pelo menos sabes que vais ficar fixe daqui a uns tempos. Foca nisso e aproveita p fazer outras coisas entretanto. N te preocupes q vou postando umas fotos para estares ao corrente do swell por cá. ;) Vá que o WCT tá à tua espera, os gajos da ASP mandaram um comunicado p o pessoal a dizer que vais receber um wildcard para o billas pro Teahupoo 2009. (Eu patrocino as cuecas de borracha!) hehehe


abraço e as melhoras

Botas said...

Obrigado Mike. Sei que vai demorar tempo, mas tou mesmo com pica para depois ja poder surfar sem limitacoes, ja nem sei o que isso e'... Ja vou poder mandar os aereos 540 e backflips que costumava mandar antigamente sem problemas.
Sim acho que nao vou ter problemas em obter o tal wildcard pro WCT 2009, como o Careca se deve retirar eles vao precisar de uma estrela para chamar o publico 'a praia, e quem melhor... Hehe!

Abraco

ps- nada de fotos de Levantes e afins please...

Rui Franco said...

Na boa, vai correr tudo bem, vais começar a surfar melhor, e não te esqueças que infelizmente o tempo passa num istante! Felizmente para ti! ;)

Tiago Grosso said...

Força Botas!

etienne neto said...

Atão Amigo, o que é isso? Animo brother. Tens o melhor exemplo de uma lesão grave que se tornou em força para surfar, tou a falar do Mick Fanning, o gajo fodeu-se todo nas Mentawaii e teve de parar um ano para recuperarde uma lesão gravissima na perna e depois disso foi campeão do mundo. Lembra-te que ele vez muito BodyBoard, ( eu sei, eu sei), mas é uma boa forma de surfar e recuperar musculatura da pernoca e mais que não sejas vais mandar umas tubaças. BodyBoard tambem é surf mas de peitolas e com certeza vais curtir á brava, o médico só disse para não te meteres de pé na tábua, não disse que não podias deslizar deitado nelas, hem?!.
Man tou contigo neste momento menos doce e em breve estaremos no novo encontro de amigos da Ilha do Paraíso para mais umas surfadas e podes usar a minha Twin que tanto gostas... desta vez será em Tavira, temos um anito para a encomenda EHEHEHEHEHEHEHEH

A malta vai-se falando por estas bandas e até já COMPANHEIRO!!!!!
Etienne

choco said...

moss...agora q eu te ia mandar umas fotos do levante aqui na ilha malino(dos melhores nos ultimos tempos 2º a malta)apareces tu assim...ve la se te poes bom ja e deixa-te disso..eu tb ando fodido do meu mas parece q nao tao grave quanto o teu,alem disso ja comprei a tal joelheira á robocop e to bem melhor a surfar...as melhoras e olha..faz um pouco de body..o nany da-te umas dicas...ihiihh
ps:os calçoes de tigre fazem enfeito no gajedo...dasseeee..manda la mais 3 ou 4 pares anda..quisso aqui ta o business a monte(e vai ver as fotos no blog do etienne e splash)abraços
spodoxoco

JPires said...

AAhhhh grande carcaça........a idade não perdoa, e os jogos de futbolada também não. É por isso que deixei de jogar desportos colectivos onde existe muite interação com os restantes rivais/ companheiros de equipa.
Só espero que corra tudo vem na operação, pois cortam aqui estica ali para ajustar etc.... e vais ficar como novo e talvez melhor que o C. Ronaldo .
Mas o etennie tem razão, visto o problema ser na sustentação dos joelho um pouco de BodyBoard não faz mal a ninguém e até ajuda no reforço do joelho, claro está sem grande manobras aéreas reverses rollos etc. manter a linha sempre do tubo é bem fixe.
Mas tu é que sabes, agora se tomas o gosto e não queiras voltar ao surf isso já é contigo.

Um abraço e as melhoras

j.a

Nico said...

Boa sorte, vai correr tudo bem e vais ficar bom.
Pessoalmente prefiro quando mandas belas fotos acompanhadas de grandes historias das altas que apanhas nesse paraiso, acho que quase todos nós a dada altura ja imaginamos o que seria fazer uma trip á Australia e tu fazes renascer esse feeling, keep it up mate...
Mas Bodyboard não pa...ahahah
Grande abraço

Ines said...

Bem.. tudo o que envolve rupturas totais de ligamentos e problemas de menisco é complicado. Mas olha que se cumprires todas as ordens do médico no pós operatório (não convém começares a surfar quando achares que podes..) ficas com um joelho novo. Eu ja fui operada há 8 ou 9 anos e o meu continua como novo. Antes parar agora 11 meses e teres mais 30 anos pela frente (depois disso começa o reumático e tal..) do que continuares agora e só teres mais 2 aninhos com o joelho no sitio. Vai correr tudo bem! :) Beijinho

Anonymous said...

Mr. Boots,

Pelo andar das coisas...e para o bem da tua saude mental...acho que vais ter que fazer equipa com o Kiko e arrastar os queijos na agua. Tens sempre South Straddie para mandar uns tubinhos...e melhor do que o sofa!

Continuo a espera da tua visita ca em baixo, ve se vens com esse mocambicano-monhe agora em Agosto!

Vou voltar ao meu tormento mental do "fico/nao fico"...os gajos tinham razao quando diziam que a vida era feita de escolhas dificeis!

Abraco e sorte para esse joelho!

Anonymous said...

miss botilde! que corra tudo bem por aí! o tempo passa a abrir, vais ver!a maltinha apanha umas por ti cá na terrinha e encomendamos desde já umas aí na ilha do paradise para fazermos umas por lá todos!!! asta , EDDIE

Anonymous said...

Força aí botas!
Espero que a recuperação seja o mais curta possível e que voltes a surfar com o power todo ( pelo menos com aquele que a idade ainda permite, claro!). Quero ver-te em forma brevemente para mais uma exibição de breakdance na estrada...
Tens de ouvir uma cena que é Dzihan & Kamien, é grande som! (não sei se já conheces mas fica na mesma a sugestão).
Deixo-te o comentário como prometido.
Fica bem, e boa sorte por aí!
Afonso

ganda said...

Fogo, lembro-me bem de quando te lesionaste as primeiras duas vezes, a jogar á bola em gambelas. Lembro também de teres dito q felizmente nao era grave e q podias continuar a surfar na boa.
Sao situacoes nada agradaveis e de recuperacao lenta e dolorosa. Coragem, qdo estiveres em cima da prancha de novo vais ver que valeu a pena arranjar a "maquina" :D

abcs de UK

Botas said...

Ehh pessoal!!!!!

Fosga-se que se for pelo apoio de voces todos acho que vou ficar curado em 2 meses!! Obrigado malta pelas good vibes. Não se preocupem que eu acho que me vou conseguir aguentar. Acho...

Deixa lá ver é se vou continuar a ter inspiração para escrever umas coisinhas aqui no blog. Não sei se já repararam, mas ultimamente, supeito que por causa da falta de surf, tem-me andado a faltar a inspiração... Vou tentar o meu melhor Nico!

Pois é Ines, vai ser bem dificil não cair na tentação de mandar uma surfada quando começar a sentir melhoras. Mas acho que bodypeitos e bodyboard vão ser uma boa maneira de começar.

Ehh Madeirense! Mano quem me dera ir dar um saltinho aí a Sydney para a malta ir desbravar mato... Mas com esta história do joelho a minha performance na pista de dança está seriamente comprometida. Mas como tu vais ficar por cá, não vão faltar oportunidades! "Arrastar os queijos"! Haha!

Eh Johnny, para ficar como o C.Ronaldo não precisava de uma operação ao joelho mas sim uma operação de remoção do cérebro! Haha.
E já agora Etienne, o mesmo se aplica em relação ao Mick Fanning! Por acaso aquela surfadazinha com a twinzinha Ferox foi o que safou aquela surfada no Amado. Tenho que pedir uma ao Octávio para a minha proxima visita! Cheers mate.

Eh Xoque, pois tou a ver que os calções "tigrados" da "polémica" tão-te a dar jeito por ai. Deve ser só babes de volta de ti por causa deles, não? Fotos de Levantes?! Deixa lá tar isso...

Eddie malino! Quando tiveres dentro de uma tubaçao no canguru ou la na P da A lembra-te de mim! tem cuidado é com o hamburger! Hehe.

Afonsinho! Pois é, tou a ver que essa tal sessão de breakdance na estrada te ficou mesmo na memória! Pois eu juro que não me lembro de nada! Aquela noite da jantada em Tavira foi muito... Não é Johnny?! Haha! Olha Dzihan & Kamien já tá a bombar aqui na playlist. Já conhecia algumas músicas mas não sabia o nome do grupo/DJs. Dá-le!

Pois é Ganda estavas lá nesses dois fatídicos momentos. O problema começou naquela jogatana em Gambelas, mas dessa vez foi só ruptura parcial de anterior cruzado e do lateral externo... a segunda vez, depois de 6 meses sem surfar e de mt fisioterapia, foi outra vez na bola mas na Penha, depois na praia a jogar volei, etc etc... Abraço Pom (o termo que os aussies usam para os ingleses)

Anonymous said...

Desculpa lá ó Bota mas há 3 dias que não ligáva o computador e só agora é que vi o é que se passa com a tua dobradiça.Fosga-se só de olhar para a foto até doi, mais do que levar depois tanto tempo sem surfar. Tu já não te lembras mas devias estar abituado ás flatadas de 3 e 4 meses e ás vezes até mais aqui do sotavento algarvio.
Eu tambem faço parte do clube dos coxos(rasparta o sk8)mas a minha sorte é que o meu quando dezatarracha(tentativas de tubo de backside agarrando na borda e deitando o joelho pra frente)basta-me agarrar no pé e puchar a perna para trás até sentir o estálo e voltar tudo ao lugar.por emquanto.
As melhoras adiantadas e vê lá se eles não se enganam e não te operam mas é a perna do meio.HA HA HA .
Quanto bodiboard, não te metas nisso ,é o mesmo que ir de cavalo pra burro. Como o Cascão que passou da 3ª para a 1ª classe, olha faz como o Mantorras(foi transferido do benfica para o futebol clube de alcoitão) e dedica-te ao futebol mas em pé coxinho.
Fica bem mate.

\m/MESTRE X\m/

Anonymous said...

Porra k me adeskecia, tambem kero pedir uma musica ,night eternal dos moonspell.please.
MESTRE X.

Botas said...

Mestre,
pois é a tua dobradiça tb tá toda marada. Tu quase de certeza também já não tens ligamento anterior cruzado. Eu acho que também andei sem ele durante uns aninhos mas agora como lixei também o menisco é que a coisa mudou de figura.
Eu também tinha problemas nos tubos de backside mais apertadinhos porque tinha que pôr o peso do corpo no joelho da frente que é o que está flipado.
Venha daí o bodyboard, que também dá pica, "shark biscuit", como eles lhe chamam aqui. O Mike Steward que se cuide que vai haver um novo rei!

Xuzemiro já sabes a minha opinião acerca do teu gosto musical tão erudito, mas, só porque és tu, durante um tempo (limitado) vais ter a música que pediste a tocar na playlist. Cuidado malta! Não me responsabilizo com problemas de tímpanos...

Abraço Xú, varre aí um quantos no lineup com a cavala!
ps

ps- este cheiro a box queimada ainda ando no ar por aqui...

Anonymous said...

Obrigado ó Boots, mas esta musica é uma pedra(pelo menos pra mim) e o que é nacional é bom e má nada.
Outra coisa, o que sera feito Nany, que nunca mais deu sinal de vida. Terá emigrado pá Mongolia?

ALÔ ALÔ NANY TÁS POR AI ESCUTO ?

\m/MESTRE X\m/
ps:A box já foi á arranjar.

miguel vieira da motta said...

Botas não venhas para cá convalescer, porque por estas paradas o levante tmabém está a bombar. sexta dia 17 de julho foi animal em perfeição..
Tens que repousra muito e de preferênia não te mexeres após a operação, sugiro jogos de surf na paly station para ires ,mantendo a linha...
abraço e boa sorte