Saturday, March 12, 2011

Gostei...


Políticas e polémicas à parte, gostei bastante do discurso do Presidente da República a propósito da nomeação da Ericeira como Reserva Mundial de Surf, por isso achei que devia divulgá-lo aqui.  

"O mar é um oceano de vastos recursos. De recursos económicos e ambientais, sem dúvida. Mas também de recursos que, contendo um inegável valor material, possuem um alcance distinto. Por um lado, porque contribuem para a afirmação e projecção da imagem externa de portugal. Por outro lado, porque favorecem o desenvolvimento de práticas e estilos de vida saudáveis, em que o desporto e o contacto com a Natureza se afiguram como elementos essenciais.

Desde há muito que a Ericeira é considerada uma das regiões do mundo mais aptas para a prática do surf. Trata-se de uma mais-valia que devemos aproveitar, sabendo do entusiasmo que milhares de jovens e, menos jovens, colocam na prática desta modalidade. A consagração da Ericeira como reserva natural do surf vem confirmar o que há muito diziam os fervorosos adeptos de um desporto que é feito de destreza e perícia mas, sobretudo, de paixão pelo mar.


Noutros lugares da nossa costa, a prática do surf encontra-se integrada no circuito mundial da modalidade. Ao vigor das ondas junta-se a amenidade do clima, condições que representam um enorme potencial que, do onto de vista turístico, deve ser valorizado. Os amantes do surf não conhecem fronteiras. Vão até aos lugares mais remotos em busca da onda perfeita. E de muitas e perfeitas ondas é feito o mar da Ericeira.

Portugal deve acarinhar a prática dos desportos náuticos pelo contributo que estes dão para a sua imagem no exterior. Quando se fala do surf nas nossas praias, falamos de muito mais do que um desporto: evocamos um estilo de vida e uma relação com o mar que para nós, portugueses, é natural e ancestral. A consagração da Ericeira como reserva do surf deve ser exemplo e servir de estímulo a todos os que aspiram a um país ambientalmente mais saudável e com uma melhor qualidade de vida.

Saúdo os que promoveram esta candidatura vitoriosa, bem como todos os praticantes do surf. Desejo-lhes que aproveitem as ondas do Atlântico. Saibam merecer, com talento e esforço, estes grandiosos mares que estão tão perto do vosso alcance."

No comments: