Wednesday, October 27, 2010

As Mentawai precisam de nós!

Praia onde fica o surfcamp onde fiquei na Ilha Nyang Nyang

Como já devem saber as Ilhas Mentawai sofreram ontem um terramoto e um consequente tsunami. Segundo as últimas informações 400 pessoas estão mortas e mais umas quantas centenas desaparecidas e dezenas de milhar desalojadas. Como os regulares deste blog já devem saber, há cerca de 6 meses tive a oportunidade de ir às Mentawai, onde surfei as melhores ondas da minha vida. Foi lá que conheci também algumas das pessoas mais genuínas que alguma vez conheci e cuja genuidade é fruto do isolamento destas ilhas, que estão bem longe da poluição moral do nosso dito Mundo Moderno. Posso dizer que aquele sítio mudou a minha vida e conto os dias que faltam até lá poder voltar.

Mesmo os que nuncaforam também já disfrutaram indirectamente das ondas daquelas ilhas através de fotos em revistas, filmes, etc. Por issa razão acho que a comunidade surfística tem a obrigação de ajudar na preservação daquele Paraíso e acima de tudo ajudar as comunidades locais, que neste momento atravessam por momentos de desespero. Umas das organizações que mais tem ajudado aquela zona do Mundo é a Surf Aid International, e faço aqui o apelo para que os ajudem a ajudar as comunidades das Ilhas Mentawai. Eu já enviei a minha contribuição e caso estejam interessados em fazer o mesmo cliquem no seguinte link para o fazer: http://www.surfaidinternational.org/

No comments: