Saturday, April 11, 2009

Dolphin drop in

Ontem na surfada em Brocken Head, um dos spots de Byron Bay, tivemos a companhia de um grupo de golfinhos. E' uma cena que adoro aqui na Australia e que felizmente acontece muito frequentemente pois diria que em 1 de cada 3 surfadas tem-se a companhia destes bacanos. Eles aproximam-se sempre muito do pessoal, tanto que 'as vezes quase que da' para lhes tocar e se se meter a cabeca debaixo de agua ou quando se faz um bico-de-pato ate da' para os ouvir a comunicar. 'As vezes ate dao uns shows de saltos e piruetas em pleno lineup e tambem ja me aconteceu exactamente o que podem ver nesta foto, ou seja, um dropinanco de um golfinho que depois mandou um alto salto mesmo 'a minha frente como que a mostrar quem domina a situacao.
Claro que 'as vezes tambem dao uns sustos valentes, principalmente assim ao fim da tarde quando ja nao se percebe bem o que e'. Uma vez em particular apanhei mesmo alto susto. Era fim de tarde em Duranbah e ja comecava a ficar escuro, tava sentado na tabua la fora e por acaso olhei para baixo e como a agua ainda estava bastante transparente vi perfeitamente uma silhueta de tamanho consideravel completamente parada mesmo quase debaixo de mim como que a inspeccionar-me (nao, nao era a minha sombra). Como nao tinha a certeza se era golfinho ou tubarao fiquei assim meio aflito apesar de ele estar mesmo parado, o que nao e' um comportamento normal dos dentucos. Um gajo que tava ao pe de mim apercebeu-se e disse-me para nao me preocupar que era um golfinho que ele tinha visto uns momentos antes. Mas ainda tive ali uns segundos em que pensei o pior especialmente porque ja vi mesmo um tubarao naquela praia, numa surfada com o Luca no ano anterior...
Mas uma das melhores experiencias com os golfinhos aussies foi uma vez que no lineup de Snapper apareceu uma mae com a sua cria, quase recem-nascida pois tinha prai um metro de comprimento no maximo. A mae e a cria mantiveram uma certa distancia da malta durante algum tempo mas a certa altura o golfinho bebe aventurou-se um pouco e veio mesmo ate ao pe' de nos provavelmente para investigar pela primeira vez aquelas criaturas esquisitas com ar de que nao pertenciam aquele meio. A mae reagiu depressa e la' meteu a cria na ordem e logo se afastaram de novo para uma distancia mais segura. Mas foi o suficiente para poder ver bem de perto umas criaturas mais giras que alguma vez vi, com a barbatana dorsal e cauda muita pequeninas e um focinho todo redondinho. Parecia mesmo um brinquedo de borracha ou um peluche...

Era bom que todos os encontros com a vida marinha australiana fossem assim tao felizes...

2 comments:

Rui aka Bushman said...

aqui de x em quando vemos uns roazes tresmalhados :D

Abraço da tugaland

Botas said...

Oi Rui,
olha que prefiro a vida marinha dai... Podem nao haver quase golfinhos mas pelo menos "nao ha" tubaroes... E por acaso ate ate ja surfei com golfinhos em Sagres uma vez!
Abracao!