Tuesday, September 11, 2007

O meu tesouro: as minhas primeiras fotos...

Estas foram as primeiras fotos que tenho de mim a surfar. Podem imaginar o quão preciosas são para mim... Tinha eu 17 aninhos e 3 anos de surf no pé e o mestre Xoco comecou a aparecer lá na Ilha com uma máquina malina toda "XPTO Home Made" para tirar fotos à malta. Andava tudo excitado a tentar impressionar o cameraman! E não era questão para menos, afinal de contas com um boa foto até dava para aparecer no Jornal do Sotavento! Haha!

Por acaso estas fotos foram de 3 dias diferentes, mas todas na mesma altura. Como podem ver eu era uma loiraça cabeluda! 3 anos sem cortar o cabelo (nem sequer as pontas) e muitas horas dentro de água deram nisso... Mas nada de wax! A sério! Como diziam alguns, a minha cabeleira "parecia um ninho de ratos"! Haha! Mas mandava "estilo à surfista" e as meninas gostavam... e isso é o que interessa!! Haha! Ainda tenho que arranjar umas fotos com o pessoal todo cabeludo! Não falhava um, até o Xú aderiu à moda com o seu mini-afro!

Pedi ao Xoco para fazer uns comentários às fotos que ele mesmo tirou, aqui vai então:

" Andava o Botas com aquela tábua que, se não me engano tinha pertencido ao Cabanas, pra cá e pra lá sempre a dar-lhe forte... Quase sempre cada drop era seguido de umas pauladas para dar speed e depois tentar uma manobra... um aerial. O migo Botini devia mandar 10 ou 20 tentativas por sessão... sempre a bombar... até que um dia a coisa saiu... e a malta teve o previlégio de começar a ver os fins de outra prespectiva... a mais linda e harmoniosa... neste aerial quase perfeito, não fosse a altura e o power da onda não darem chance para melhor... o Botas era o único a insistir constantemente nesta manobra, coisa que o tornou famoso entre nós... cada vez que ele entrava, lembro-me de lhe deixar (eu e muitos) bastantes ondas só para ver os aerials que o menino mandava... até dava gosto!!!!!!

No meio daquele crowd e de tanta confusão o migo Botini lá aproveitava os Amhlés que eu fazia... apesar do Nany rir como um gaziado por as minhas rezas não falharem... Aqui a mandar um cut já um pouco forçado e com as mãos ao contrário... afinal não sou o unico que anda trocado... mesmo assim o leque tá showwwww!

Um dia perfeito... o power e a pressão aplicada neste bottom mostra-se na cara... tava um glass daqueles que só se vê na nossa Ilha... Uma imagem com 10 anos que se torna numa recordação para toda a vida, junto a uma amizade... malina... "Dá-lhe puto", ainda me lembro de dizer-lhe e curtia utilizar aquela objectiva malina feita de 5 lentes diferentes, mas que captou estes souvenirs... para sempre!

Ass: Xoco

Playa Blanca - Lanzarote "

Pois é amigo Xoque, a tua memória continua a impressionar-me. Tou a ver que o salitre dos expressos de Mundaka e agora aí nas ondas malinas de Lanzarote ajudam a preservar os neurónios!

Na altura ver essa foto do aéreozitozinho em que descolo uns 2, 3 dedos no máximo (mas com um grab sólido!) deixou-me muita feliz! Foi na altura do filme Momentum (que eu, o Cachola e o Xú comprámos a meias...) e em que começaram a aparecer os Slaters e companhia a voar por todo o lado. Eu estava obececado em fazer uns vôozinhos também! Pensando bem acho que isso até acabou por afectar negativamente a maneira como faço surf hoje. É importante no início treinar bem um surf mais "top to bottom" em vez de só a acelerar para ganhar speed e voar na junção. Ainda hoje é uma coisa que tento corrigir quase sempre que surfo, pois tenho essa tendência muito enraizada.

Ah e a tábua não era do Cabanas, compreia-a na loja do Necas em segunda mão e era do meu amigo Pargana! Uma Polen 6'2 que foi uma das minhas tábuas favoritas...

Quanto à rasgada: Xoque tás é maluco! Quais mãos trocadas qual quê! Se fosse um cutback está bem, o corpo deveria tar balanceado no sentido contrário, mas isto era um snapzinho em speed (claro!) já a preparar para tentar voar na junção que aí vinha! (deixa-me continuar na ilusão de pensar que foi uma boa rasgada! Ehehe!)

A foto do bottom é a minha foto favorita a fazer surf! Tenho uma cópia emoldurada na sala da minha casa em Cabanas. O Xoco conseguiu captar esse momento de uma forma bastante especial, aquela cor e aquele brilhozinho no lip trás logo à memória aqueles Levantes com o sol a pino do meio-dia... Ái a saudade da terrinha...

OBRIGADO Xoco!!!!

2 comments:

Anonymous said...

Ó Botilde, tas cá com um look...
Bem esse cabelinho à lá Occy...
Hoje se tivesses esta gadelha, não havia Bifa Australiana que te escapa-se, olhavam e diziam:
Bifa nº1
-Olha, é o Occy.
Bifa nº2
-Não parva, não vês que é o Botininho.
Bifa nº1
-O Portuga? hum, que cabelito...

E é melhor ficar por aqui ou ainda arranjo uma novela Mexicana "à là" Morangos com açucar.
Grandes photos e sem duvida a do Bottom está demais.
Abraço
etienne

Anonymous said...

Granda Botas
Grandes fotos,sem duvida
É incrivel a nossa evolução em relação a surfada,parece que estamos a ver o antes e o depois.
É como o nosso amigo xoco disse são souvenirs que foram captados para sempre.
Abraço a toda a malta amiga
Nany