Tuesday, September 18, 2007

O Levante...

Simplificando um pouquinho as coisas, ele é a verdadeira razão deste blog, deste vício chamado Surf, de muitas das minhas amizades e até de eu estar onde estou. Se não houvesse Levante provavelmente não tinha começado a brincar nas ondas, nem criado este Amor pelo surf, pela descoberta, pela aventura e em última análise, a vontade de conhecer a Austrália, se bem que mesmo esta agora também está na moda mesmo para não-surfistas (essa espécie em extinção graças a Morangadas e afins...)

É um fenómeno único (que eu saiba) no nosso planeta em que se surfam numa costa Oceânica ondas que se formaram num Mar interior, neste caso, o Mediterrâneo.

Muito basicamente, e sem querer expôr muitos os seus segredos e manhas (não quero correr o risco de me porem fogo à casa!) o Estreito de Gibraltar actua como um funil, concentrando e intensificando a ondulação formada no Meditarrâneo pelos ventos do quadrate leste. Esta ondução magnificada sai então do Estreito cheia de power direitinha aos spots que estejam virados para a receber.

É um fenómeno que se pode considerar raro, mas que permite aos poucos spots previligiados "vestirem-se" de gala em alguns poucos dias do ano. Afinal de contas estes são, teoricamente, exactamente os locais de toda a costa Portuguesa com piores condições para a surfada.

Mas também sejamos honestos, um dia clássico de Levante não chega aos calcanhares de um qualquer dia clássico em qualquer spot da costa Ocidental. Especialmente por ser raro poder surfar acima dos 2 metros sem ter que gramar com uma ventania on/side-shore descomunal e acima de tudo por os spots onde é posível surfar serem "quase" todos beachbreaks.

Mas mesmo não sendo tão glamouroso e consistente como o seu primo Atlântico, o Levante ainda assim é capaz de proporcionar momentos mágicos e inesquecíveis. Precisamente por aparecer raramente é que é disfrutado de uma forma ainda mais intensa e bastante protectiva por parte dos viciados, como eu, que passam tanto tempo à espera, agarrados a FNMOCs, windgurus, teletextos do Canal Sur espanhol e ao canal marroquino (quando aparece é sinal que passados 2/3 dias temos festa!). Sabe tão bem quando dá para ouvir aquelas músicas e as rezas dos marroquinos...!

Faz-se de tudo para poder aproveitar este fenómeno, pois não se sabe quando vai voltar a aparecer. Por vezes passam-se 2 ou 3 meses sem que apareça, o que resulta em doses enormes de frustação e nas inevitáveis peregrinações à Costa Ocidental ou mesmo ao Barlavento Algarvio, caso haja tamanho suficiente na ondulação Atlântica para dar a volta e aparecer na costa sul.

Só para não falar de subidas a telhados, árvores, tejadilhos de carros, etc, para ver se já há ondas, porque para chatear ainda um pouquinho mais, por causa das ilhas barreira da Ria Formosa não dá para ver como é que está o mar.

Nada dá mais pica do que algo que foge ao nosso controlo, que é imprevisível e difícil de agarrar. Para mim essa é a principal razão de o surf ser tão viciante... Vivemos sempre na esperança de apanhar aquele Dia, aquela Onda, mas em 99.99% das vezes o que encontramos está muito longe do Ideal que procuramos. Mas como todos nós sabemos, aquele 0,01% é mais que suficiente para alimentar o vício e a pica de surfar!

Bem, no caso do Levante é capaz de ser mais 0,001%... E ainda bem! Arrisco-me a dizer...

10 comments:

Tiago Grosso said...

Oi Botas!

Vou deixar um link do teu blog que acabei de descobrir no meu blog.

Gostei muito!

Um abraço

Tiago Grosso

Anonymous said...

Eeii Botas "o Metereologista", pois é vá lá a explicar estes fenómenos da natureza. MAs sejam, abençoados por aqueles que estejam no sítio certo na hora certa no momento exacto , para apanhar umas ondinhas vindas directamento do estreito. Em direcção àqquele monte de pedras com um farol pintado de verde.
Todos esses momentos de espectativa, já foram vividas (e continuam a ser) por qualquer um de nós que tenha uma prancha " não pranchadas".
Imagina eu aqui na minha terrinha!!!! "Sempre com um olho no burro e outro no cigano" É só ior para oeste ou sul. Mas quando sei que a possibilidade de estão BOM na Ilha é de 0,001% o bichinho acaba por vir ao de cima, e siga para sul. Mas as decepções também já foram muitas como podes calcular os 99,99999999% decepcionam uma pessoa, pois só apetece rogar pragas ao LEVANTE.
. Tendo eu possibilidade de apanhar umas ondas e tomei a opção errada................Bom, mas temos sempre os amigos para visitar. Embora quando não bata umas ondinhos na costa, cada um anda atarefado com as suas vidas e familias. Mas quando o mar se levanta ............os interesses em comum unem-se e a malta encontra-se no LOCAL do custume.

Um abraço Botas e para o Pessoal

P.S. Tá quase .......o dia vai-se aproximando eeiii.


J.Alentejano

choco said...

ó botas...esqueçeste-te do principal aspecto em relaçao ao levante....o cheirinh!!!muito pouca gente (desculpem la)chega a esse nivel,conseguir prever um levante apenas pelo cheiro do mar,pratiquem amigos,ele ja la esta,so têm de senti-lo..o aroma masi belo do mundo:um cheirinho a levante!!!

spot do xoco

Anonymous said...

Granda botas
Afinal de contas por mais voltas que a vida dá,é verdade a malta queixa-se disto, daquilo,as coisas não correm bem,porque é que me foi acontecer isto......
A evolução natural das coisas em tudo é que tudo tem um principio um meio e um fim,normalmente começamos do zero e vamos evoluindo sempre conquistando os nossos objectivos e tudo tem um proposito no sentido em que nós somos os gajos mais sortudos do mundo em vivemos numa terrinha em desde novos tivemos as nossas melhores aventura e surfamos em minha opiniao as melhores ondas de sempre,vivemos num pequeno paraiso que nos tras recordações e amizades de nos por a lagrima no olho.
Bons tempos em que tinha que subir arvores,varandas e spots mais altos para ver o levante e até cheguei a amolgar o tejadilho do meu carro de tanto de me por lá em cima no arraial para ver se via as ondas.
A espera era ansiada com muito nervosismo e quando chegava aquele dia magico o levante era surfado com o maior sentimento do mundo,acredita era e são momentos vividos com muita nostalgia a nossa terrinha é o melhor spot do mundo e é como descrevi ai nuns posts mais atras se pudesse voltar no tempo atras era para viver todos esse momentos todos os minutos a minuto sem alterar nada,foi tudo vivido tao intensamente que ainda hoje recordo tudo como se fosse ontem e adorava que um dia os nosso filhos vivessem tudo da mesma maneira pois foi a melhor infancia de sempre.
Obrigado meus amigos por fazerem parte dessa surafada e amizades que nos uniram desde sempre.
EM relaçao ao fenomeno de que o levante é ,tudo tem uma maneira de funcionar mas essa tua logica é muito fixe,mas para mim neste momento acredito mais no nossso amigo xoco e nas suas rezas.o levante é um chamamento e esste nosso grande amigo sabe como chama-lo heheheheh GRANDA XOCO FAZES CÀ FALTA ,os teus amlhésss tem resultado enviados dai desse ládo é por isso que por vezes não tens ai nada....
O comentario do choco e um veradeiro puro felling
O levante tinha cheiro é verdade que muitas vezes o senti aquela humidade durante a noite e aquele som era como musica que soavam para nosso ouvidos.
Grandes amigos dedico-vos um levante a todos vosses e curtam a vida pois ela nao dura sempre....

Botas said...

Oi pessoal!

Tiago: obrigado pelo comentário! Vai aparecendo, moços da terra são sempre benvindos. Obrigado pelo link no teu site visto ser um site com boa onda e bastantes visitantes. Ajuda a passar a a mensagem! Haha!

Xoco: pois é, aquele cheirinho a Levante não engana ninguém... e eu sendo Cabaneiro e vivendo do outro lado da Ria levava com ele mesmo de chapa. Às vezes até acordava a meio da noite pelo cheiro ser tão intenso... bons tempos... lá vou ter que me aguentar sem esse cheirinho até Maio...
Alentejo: tá quase meu amigo... mais umas semaninhas e já tás no meio dos cangurus! Vou ter que começar a fazer uns amhles à xoco para ver se apanhas bom swell enquanto tás cá
Nany: alto comentário, nota-se bem o sentimento... realmente aquela Ilha tem algo de mágico que nos tocou a todos...

Pro resto do pesoal: E o que é que se passou ao resto da cambada de pessoal da velha guarda que apareceu por aqui nos primeiros dis do blog?!?! Assim não dá pessoal, toca a comentar! Isto só dá pica sabendo que a malta tá a ler e a comentar!

Tempo de Viajar said...

escreve-me para o email do blog para combinarmos a Bintang! abraço

Tempo de Viajar said...

escreve-me para o email do blog para combinarmos a Bintang! abraço

Anonymous said...

Botas, grande cabrao!!!
Aqui está o comentário que pediste...custou mas foi.
Tens toda a razao no que dizes e isso do levante é tudo muito giro, mas chegar a praia as 6 da tarde não dá! ahahahahaah
Ja agora aproveito pa dizer que ai ha dias apanhei na minha opiniao as melhores ondas do ano aqui na ilha (de sueste)...3 dias mm a boss e por incrivel que pareça com pouca gente. No ultimo dia, 2ª feira, tava eu, o cabra, o xu zemiro, e o chagas! Há mts anos qu nao surfava la só com 3 pessoas!
Calhou mm bem, e ja ta outro ai a chegar! A BOSS
Grande abraço! Loris

Anonymous said...

o levante nao é nada amigo dos desastrados e dos q nao teem sentido d orientaçao! xD

Botas said...

Ehh grande Loris!

Tanto te chateei que acabou por resultar. Ve la se continuas a mandar uns comentarios!

Por e', ja sabes que aqui o Botex gosta de dormir... guardo-me sempre para sessao de fim de tarde. Mas lembras-te no ultimo dia de em que eu apareci na Ilha quando tive ai e tu gozaste que eu apareci mt tarde?! Pois olha eu o Pele e o Afonsinho bem sabemos como e' que aquilo ficou quando a mare comecou a vazar... 'a boss!! E so a gente dentro de agua.

Claro que moco do mar da Tavira como tu tb conheces bem os cantos 'a casa e quando e' assim a malta consegue sempre apanhar umas sessoezinhas so com a maltinha da terra na agua...

Foda-se tenho saudades de surfar na Ilha com o pessoal todo no chavascal, dentro e fora de agua!!

Desnorteado: ta' bem visto sim senhor!! haha! O problema e' que na maior parte das vezes e' o Levante que mete o pessoal todo sem orientacao, sem saber se ha-de ir trabalhar/estudar ou mandar isso tudo pra merda e ir encher o papo com a malta no pico!!!