Monday, July 30, 2007

"És de Tavira e fazes surf?! Pois..."

- O título deste post corresponde à reacção (acompanhada da expressão facial de gozo contido) que recebi durante muitos anos, sempre que dizia que era de Tavira e que fazia surf. Só não se riam descaradamente na minha cara pela mesma razão de que não se deve rir quando alguém com uma deficiência mental diz uma parvoíce... E acho que se obtinha o mesmo tipo de reacção em relacção ao surf no Algarve em geral. Sim, porque para eles Sagres era Alentejo e não existiam estradas nem carros que ligassem Tavira à costa oeste... Enfim... Hoje em dia a realidade é um pouco diferente (pouquinho...). Já se sabe que até dão umas ondas na ilha de Tavira, muito de vez em quando (o que é verdade, infelizmente) e que até la existem uns quantos "índios" que tentam fazer surf. Pois não é que na capa deste mês da Bíblia do surf português aparece o "nosso" Lukinha Guichard, um moço Tavirense de gema (independentemente das ascendências genéticas). Gostava de ver agora a cara dos tais que se continham para não se rir... Só tenho pena da foto não ter sido tirada na Ilha de Tavira, ai então é que tinha sido ouro sobre azul! Se bem que a Ilha já foi capa da SurfPortugal há já uns belos anos, com uma foto do João Mealha a mandar uma bela paulada, num artigo intitulado "Os Senhores do Pico"... Ui do que eu agora me fui lembrar! Isto até era tema para outro post, mas já agora... Esse artigo na altura deixou-me com um misto de alegria (pelo reconhecimento das ondas Tavirenses) e de raiva (pelo completo esquecimento a que foram votados os verdadeiros "Senhores do Pico"). Eu até nem gosto nada dessa expressão e acho que foi muito infeliz para o título. Acho que as praias não têm donos nem Senhores e, não tendo nada contra o pessoal que aparece nessa reportagem pois até sou amigo de quase todos os que lá aparecem! Mas acho que a existirem os tais "Senhores do Pico", estes seriam os locais que já lá surfavam há bastante tempo. Entendo que na altura o nível de surf da maior parte dos locais na Tavira não seria o suficiente para poder ter uma foto no artigo (se bem que já vi muitos paparucos com fotos na SurfPortugal...) mas acho mesmo que foi quase uma afronta aos surfistas tavirenses.
Faz-me lembrar aquela anedota de que os índios quando viram as naus dos navegadores europeus a chegar pela primeira vez às suas costas gritaram de júbilo: "Yeahh fomos descobertos!!"...

Sunday, July 29, 2007

Não me canso de ver esta página...

Não me canso de ir à página da ASP ver o ranking WQS. E' lindo ver um tuga ali bem no topo, o Saca já o merecia à bastante tempo. Tou mesmo super excitado só de o imaginar pro ano aqui em Snapper, no circuito onde merece estar, o WCT. Pessoal mandem-se para cá e vamos fazer alta claque tuga pro Saca, há casa para todos! E depois vamos todos para Bells, talvez a onda do Tour onde o surf to Saca encaixa melhor, afinal Bells é a irmã gemea de Ribeira D'Ilhas. Parece que apesar da saida prematura do "nosso" Saca do US Open of Surfing ninguém o vai conseguir ultrapassar do ranking WQS. O unico ainda com oportunidade de o ultrapassar era o Jay Thompson, mas já levou na pá e apesar de ir subir um pouco não vai ser o suficiente para destronar o nosso Herói do Mar.
Aceleraaaaaa Saca!!

Wednesday, July 25, 2007

Bede "The White Fijian" Durbidge a partir a loiça em Kirra

Estas fotos já têm uns tempinhos. Foram tiradas no mesmo dia da foto de Kirra que postei antes. Tavam uns tubos bem pesados e este gajo era de longe o que se destacava mais na água. Quando tirei as fotos não o reconheci, só depois quando as vi no computador é que percebi quem era. Fiquei mesmo impressionado com o surf dele e na altura admirei-me de como ele nunca tinha dado nas vistas no circuito mundial. Pois não foi que passados uns 6 meses ele ganhou a etapa de Trestles, limpando inclusivé o Rei Slater... Entretanto, aí por altura do Natal passado, fui passar uns dias à ilha de North Stradbroke, que é a terra do Bede. Surfei na mítica direita de Cylinders (onde o Saca diz que apanhou as suas melhores ondas de sempre na tera dos cangurus...) com ele e mais umas duas dezenas de locais. E mais uma vez o show do Bede, desta vez visto de dentro de água, foi incrível. Power, estilo, radicalidade e muito flow. Mas talvez ainda o que me impressionou mais foi a simpatia do bacano. Eu devia ser o único não-local daquele crowd todo e mesmo assim ele meteu conversa comigo e ainda me contou sobre uns "secret spots" na área. Escusado será dizer que a partir daí o Bede está sempre na minha equipa do Fantasy Surfer!! Não percebo como é que ele anda a correr o WCT este ano sem um patrocínio forte. Incrível! E depois andam esses media darlings todos, que nem se conseguem qualificar pro WCT (quanto mais ganhar uma etapa!) com contratos milionários. Ouvi dizer que o Julian Wilson, um puto de 18 anos (que surfa muito!), assinou um contracto de 1.5 milhões de euros por ano. Enfim...

Tuesday, July 24, 2007

Um poema visual

Vejem-me este vídeo! E tem que ser com som! Até babei o teclado todo... fiquei em transe...

Monday, July 23, 2007

Home sweet home...

Quando vejo esta foto só me apetece mandar-me de volta aí pra terrinha. Não é só pela onda perfeita e quase sem crowd que digo isto, mas principalmente por me imaginar com a maltinha sentados lá fora a dizer parvoíces e a cantar canções da Shakira aos altos berros... Haha! Good times!

Cores...

Kirra 26 Março 2006

Furacão + Kirra = Tubos, pranchas partidas, dores nos braços, sorrisos no lábios

Rainbow Bay, 17 Junho 2005

Lá fora ondas longas e pesadas num mar de gente. Em terra cumplicidade e relax...

Greenmount, 21 Julho...

Um momento solitário naquele que dizem ser o pico com mais crowd do mundo... Quem espera sempre alcança...