Tuesday, September 28, 2010

SAIN

Depois de uma pausazinha para carregar baterias depois de uns meses intensos de escrita da minha tese de doutoramento nada melhor para o retorno do que um videozinho de bons amigos surfando ondas perfeitas na Indonésia. Os manos Guichard e o Loris tiveram a sorte da apanhar a onda de Nias de gala no passado mês de Julho e filmaram tudo para nós nos roermos todos de inveja. Os vídeos desta trip foram produzidos pelo Loris que se está a tornar no Taylor Steele tavirense.
Praticamente desde que comecei a surfar, há uns bons 15 anos atrás, que a mítica onda da baía de Lagundri da ilha de Nias é a minha onda de sonho. Lembro-me que uma das primeiras revistas de surf que comprei, uma Fluir ou uma Hardcore (já não me lembro bem) trazia uma reportagem de uma trip a Nias. Lembro-me de ter colado na capa do meu caderno de Português do 8º ano um recorte tirado da revista com uma foto daquela direita perfeita com aquela selva tropical por detrás e de passar muito tempo durante as aulas a imaginar-me a surfar aquela onda perfeita. Como na altura ainda não percebia muito de direcções de swell e conformações geográficas de point-breaks fazia-me muita confusão ter aquela selva mesmo por detrás da onda pois não percebia como era possível o swell entrar daquela maneira.

Quando li sobre a história da descoberta da onda de Nias fiquei ainda mais enfeitiçado pelo misticismo daquele sítio. A onda de Nias foi descoberta em 1975 por três australianos de vinte e poucos anos, Peter Troy, Kevin Lovett e John Giesel, depois de uma caminhada de vários dias até chegar à ponta sul da ilha, onde a baía de Lagundri se encontra e através de selva intensa, infestada de mosquitos e onde ainda existiam tribos canibais. Quando chegaram ao seu destino deram de caras com ondas perfeitas e para eles a procura da onda perfeita tinha terminado pois nada poderia superar aquela descoberta. Ficaram por lá durante 3 meses a surfar e quando voltaram para a Austrália decidiram chamar a descoberta de Sain ou seja Nias escrito ao contrário mantendo a localização em segredo. Infelizmente Giesel nunca voltou a surfar aquelas ondas pois morreu de malária apenas 7 meses depois de terem descoberto Nias. Lovett voltou várias vezes continuando a surfar sozinho por lá mas em 1979 Nias foi introduzida ao Mundo devido a um artigo na revista americana Surfer e a pouco e pouco o crowd foi chegando. Com o terramoto que matou milhares de pessoas na Indonésia em 2005 o recife na zona ficou mais raso e a onda ficou ainda melhor e mais tubular, o que resulta em belas tocas como podem ver no filme dos manos Guichard. Se tudo correr bem, muito brevemente irei finalmente realizar o meu sonho de surfar Sain...

Wednesday, September 1, 2010